Mesmo não sendo uma trama inédita, Fina Estampa voltou a ser assunto entre os espectadores com seus capítulos reprisados. A novela de Aguinaldo Silva, originalmente de 2011, ganhou os Trending Topics no Twitter com as desavenças (e até briga física) entre Griselda (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Toloni), rendendo centenas de memes.
O embate entre duas mulheres é algo constante na teledramaturgia e espelha uma sociedade marcada pelo papel masculino em posição de superioridade e poder. Essa é a análise de Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo (USP).
— Dentro da concepção mitológica da formação de gênero, encontramos uma resposta para a questão dessa briga de mulheres. As deusas transformavam-se em arquétipos da violência dos deuses masculinos. Por outro lado, dentro do mesmo campo de compreensão, há que se ressaltar a mulher como base geradora e organizacional da sociedade, com infinitos matizes. Tudo isso, no espectro da arte, contribui para tocar o público quando este depara com duas mulheres em conflito — disse Alencar, em entrevista a GaúchaZH em outubro, quando analisou este aspecto diante da reestreia de Avenida Brasil.
Agora, em 2020, a questão está sendo revista na novela das nove. No capítulo desta terça-feira (12), por exemplo, Griselda e Tereza Cristina partiram rumo ao hospital para ajudar a grávida Patrícia (Adriana Birolli), que foi atropelada por Rafael (Marcos Pigossi). Rivais, as duas vivem uma trégua inesperada e até rezam juntas. Isso dura poucos minutos, até Tereza confessar que gostaria de ver a filha perdendo a criança.
— Tenho certeza que isso não... Mas se a vida levou meu neto... — disse Griselda.
— É porque ela está livrando a minha filha desse pesadelo — completou Tereza, sendo esbofeteada pela inimiga no meio do hospital. A briga foi apartada pela médica.
Ao longo da trama de Aguinaldo Silva, as duas têm novos embates. Nas próximas semanas, Pereirão até vai amarrar Tereza em um nó de marinheiro no meio do jardim, fazendo a personagem de Torloni se humilhar pedindo perdão.
A guerra entre as duas vai seguir até a última cena do folhetim. No meio de uma andança pelas ruas do Rio de Janeiro, Griselda vai se surpreender com a aproximação de um carro, que estará levando Tereza Cristina - e ela vai tirar seus óculos e dar uma gargalhada maquiavélica para sua inimiga.
Indignada, Griselda tira uma chave de fenda da bolsa e sai correndo atrás do veículo para poder dar uma lição na vilã. Assim, o capítulo é encerrado com Pereirão segurando o objeto, deixando claro que continuaria protegendo sua família.
Por essas e outras, o clima de guerra ainda vai render muitos comentários na web e memes entre os usuários nas redes sociais. Veja os comentários mais recentes, que viralizaram no Twitter: