A prova do líder marcou a terceira noite do Big Brother Brasil 20. Todos os 18 participantes puderam participar da disputa, que envolvia sorte e agilidade. Após o desafio de carregarem balões coloridos, Petrix venceu e se tornou o primeiro rei da edição.
Conforme anunciado previamente por Tiago Leifert, o novo líder tem o direito de separar os brothers entre Xepa e VIP - grupos que tem menos alimento e mais variedade, respectivamente.
O desafio foi baseado em uma prova do BBB 12. Lado a lado, os brothers saíam do mesmo lugar e corriam para pegar balões coloridos. Na volta, deveriam colocar os objetos em suas pistas individuais, no tempo de um minuto. Cada balão tinha uma pontuação diferente. Quem pegasse o de cor verde era eliminado automaticamente. As outras colorações tinham pontos variados, previamente anunciados por Leifert somente aos espectadores.
Depois de todos correrem e jogarem os objetos em suas pranchas, os brothers aguardaram a contagem final. Por terem balões verdes, Babu, Pyong, Bianca, Hadson, Guilherme, Victor Hugo, Flayslane, Mari Gonzalez, Lucas, Rafa e Manu foram eliminados.
Na sequência, foi realizada a contagem dos BBBs restantes. Petrix, com seis bolas vermelhas (que valiam 1 ponto cada), teve a maior pontuação.
O primeiro líder da casa pode, na sequência, escolher outros nove brothers para integrarem o grupo VIP, que tem direito a uma alimentação melhor e a frequentar o quarto dele. Suas escolhas foram: Lucas, Chumbo, Rafa, Manu, Gabi, Bianca, Mari, Babu e Felipe.