Uma das vilãs mais amadas e odiadas do país está de volta nesta segunda-feira (7). Em Avenida Brasil, que ganha sua primeira reapresentação dentro do Vale a Pena Ver de Novo, o público irá reencontrar Carmen Lúcia (Adriana Esteves), ou simplesmente Carminha, capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos.
Com tiradas inesquecíveis, a personagem criada por João Emanuel Carneiro é sempre lembrada por suas armações e manipulações com todos a sua volta. Ao longo da trama, ela teve algumas frases de impacto que são lembradas até hoje, mesmo sete anos após sua estreia na Globo.
Veja algumas das mais marcantes:
"É tudo culpa da Rita"
Nina (Débora Falabella) tinha uma vida dupla até se revelar em Avenida Brasil. Ela retornou à casa de Carminha para a sua vingança e, quando é descoberta, a vilã passa a usar a frase para falar sobre a real personalidade da moça.
"Deus seja louvado? Eu seja louvada! Eu, aqui, meu amor, Carminha!"
Carminha sempre é relembrada por sua autoestima, muito acima do esperado. Quando dizem que um dos feitos de sua vida deveria ser atribuído a Deus, ela enaltece a si própria.
"Cadê a Nina que estava aqui? A Carminha comeu"
Quando descobriu que Nina era Rita, Carminha ficou desesperada e passou a arquitetar um plano contra a oponente. Sem dizer o que faria, ela falou para Max que se livraria da outra e, ao ser questionada, diria isso.
"Sabe o que você tá parecendo? Uma bisnaga enrolada em papel de padaria"
Ágata era uma menina simples e, gordinha, era alvo direto de críticas da mãe Carminha. Em um belo dia, quando a pequena foi provar um vestido, a vilã não economizou na crítica.
"Meu lugar é no lixo, toca pro inferno, motorista"
Mesmo quando tudo parecia perdido, Carminha conseguia ser sarcástica. Quando perdeu o controle de sua mente, diante da tortura de Nina, ela se embriagou e entrou em um caminhão de lixo. Na carona, ela fez esse pedido.
"Muito obrigada, Lucinda. Tudo que eu precisava era de conselho de uma mendiga"
Com a preocupação de salvar Carminha, Mãe Lucinda sempre reaparecia para falar sobre as maldades. A vilã, um dia, retribuiu o conselho desta forma.
"Minhas costas não são carne de segunda pra bater desse jeito, não!"
A empregada Zezé também não escapava das críticas de Carminha. Durante uma massagem, a vilã soltou uma dessas.
"Promete uma coisa, Max? Se eu for baleada, tira o boné? Era só o que me faltava, morrer e ainda aparecer na capa dos jornais de boné"
Sempre descolado em seu visual, Max não foi perdoado por Carminha mesmo em um momento difícil. Ao ser sequestrada, ela deixou uma indicação.
"Pega uma sacolinha de plástico. Pobre sempre tá carregando uma sacolinha"
Outra dica valiosa para Max. Quando estava planejando uma fuga da favela, Carminha não esqueceu de um detalhe "importante" para o disfarce.
"Sua mãe morreu! Está morta e enterrada debaixo da terra, sacou, peste?! As minhocas já comeram o corpo dela!"
Nada se compara aos escrúpulos de Carminha ao longo de Avenida Brasil mas, logo no primeiro capítulo, ela dispara uma verdade dolorida para Rita, sua enteada.