Se não soubéssemos que a música sempre foi importante na sua vida, poderíamos considerar o ex-goleiro da Chapecoense Jakson Follmann como um "estranho no ninho" nesta edição do PopStar. Entre atores e personalidades, Follmann é o único atleta entre os 13 participantes da terceira temporada do reality musical que estreia neste domingo (27) na Globo.
Com violão na mão cantarolando em casa e raiz puramente sertaneja, o gaúcho de Alecrim conta que aceitou participar do programa por conta de suas experiências de vida. Será mais um desafio desde que sobreviveu ao acidente de avião que abalou o clube catarinense em 2016 e matou 71 pessoas, incluindo jogadores e comissão técnica.
— Minha vida sempre foi feita de desafios e vejo esse como mais um, um desafio muito positivo — disse.
Atualmente, Follmann é embaixador da Chapecoense e do Instituto de Prótese e Órtese (IPO) de Chapecó (SC), além de realizar palestras motivacionais pelo país. Durante um papo com jornalistas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o atleta contou que a música foi essencial para sua recuperação após a tragédia:
— Quando eu estava em coma, ficava muito agitado. Meus pais e minha esposa contam que colocavam uma música e ela me deixava mais tranquilo.
Período sem voz e frieza de goleiro
A paixão pela música e sua voz serão essenciais no PopStar, porém Follmann afirmou que sofreu ao ficar sem falar por meses após fazer uma cirurgia na região do pescoço devido a uma fratura sofrida na queda do avião. A ajuda de uma fonoaudióloga foi necessária para que sua voz voltasse. Hoje, entre as marcas visíveis que ainda carrega da tragédia, está uma prótese no lugar da perna direita.
— Na minha cabeça eu pensava na paz que a música me trazia. A gente vive nesse mundo correndo de lá para cá, mas quando estou cansado e estressado, pego meu violão, e isso me acalma — revelou o atleta, emocionado.
Follmann já está acostumado com o famoso frio na barriga, presente todas as vezes em que entrou em campo. Ele contou que não será diferente quando for cantar no programa de TV. Porém, o atleta revela seus segredos para enfrentar as quatro linhas, agora de um palco:
— Vou tentar levar um pouco da frieza de ser goleiro, do controle do nervosismo, para me apresentar na frente das câmeras. Assim como um goleiro, se você errar, aqui, é gol.
Como um bom atleta que se prepara para uma partida, o ex-goleiro está treinando a voz para o PopStar. Além dos ensaios, repetiu aulas de fono e ensaia em casa para uma plateia exclusiva: seus pais, sua esposa e seus cachorros.
— Eu pego meu violão, começo a cantar e a passar as músicas da minha lista. Eu procuro estar sempre cantando e treinando a minha voz, para chegar no programa e ser super tranquilo — disse.
Follmann irá soltar a voz na atração competindo com os atores Babi Xavier, Claudia Ohana, Eriberto Leão, Helga Nemetik, George Sauma, Leticia Sabatella, Marcelo Serrado, Nany People, Robson Nunes, Totia Meireles e Yara Charry, além do jornalista Danilo Vieira. A apresentação é de Taís Araújo.
PopStar estreia domingo (27), às 12h45min, após o Esporte Espetacular.
*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Globo.