Nesta sexta-feira (3), La Casa de Papel estreia sua parte final na Netflix. Considerada a série de língua não-inglesa mais vista da plataforma, a trama da trupe de assaltantes impulsionou o lançamento de outras produções espanholas no streaming. No mês passado, outro fenômeno vindo da Espanha, Elite, também estreou sua terceira temporada.
Esta tendência ganhou força no ano passado. A Netflix inaugurou um estúdio de 22 mil metros quadrados em Madri e administrado pela Secuoya, produtora líder na Espanha. Mais de 20 séries e filmes foram encomedados.
Pensando nisso, GaúchaZH apresenta abaixo séries de produção da Espanha que merecem ser conferidas
Vis a Vis
4 temporadas disponíveis
Em Vis a Vis, Alba vive Saray, companheira de cela da rival da protagonista, Macarena (Maggie Civantos, de As Telefonistas). A atmosfera do seriado tem sido comparada a Orange Is the New Black, que se passa em um penitenciária feminina e explora assuntos como assédio, aborto, expectativa de vida, drogas e relacionamentos.
Atrás das grades, a jovem lidará com diferentes tipos de mulheres. Cachinhos (Berta Vázquez), por exemplo, tentará engatar um romance com ela, enquanto Zulema (Najwa Nimri), sua inimiga, fará de tudo para conseguir dinheiro escondido e ser libertada.
Elite
3 temporadas disponíveis
Elite se passa em uma escola de classe alta de Madri. Com uma pegada mais adolescente, o enredo cativou o público e garantiu números relevantes para a Netflix. Em seu mês de estreia, no ano passado, a série teve mais de 20 milhões de espectadores. Na história, Samuel (Itzan Escamilla, de As Telefonistas), Nadia (Mina El Hammani) e Christian (Miguel Herrán, o Rio de La Casa de Papel) ganharam bolsas de estudos na escola elitista e se tornaram os primeiros suspeitos do assassinato da rica Marina (María Pedraza, a Alison de La Casa de Papel), diante da piscina da instituição.
Na segunda temporada, os adolescentes convivem com o desaparecimento de outro aluno - os oito novos episódios, inclusive, são intitulados conforme o tempo que o personagem está sumido. Em março deste ano, a Netflix divulgou também a terceira temporada, com um desfecho para todo o enredo.
As Telefonistas
5 temporadas disponíveis
Ambientada nas décadas de 1920 e 1930, em Madri, na Espanha, a série retrata a vida de quatro mulheres de personalidades bem diferentes trabalham na central de uma grande companhia telefônica. Ao longo das temporadas, o quarteto se vê diante de diferentes situações. No segundo ano, elas precisam se livrar de um corpo e garantir que não têm nada a ver com o crime. Na terceira, há o casamento de Alba e Carlos - um dos romances norteadores da série -, que acaba em tragédia.
O mais interessante de As Telefonistas é seu ar de suspense. Ao contrário do que se imagina, o seriado chama atenção pela tensão. No início da primeira temporada, Alba precisa realizar um furto no novo emprego para quitar uma dívida. Na segunda, o quarteto precisa se livrar de um corpo. Na terceira, um casamento acaba virando um cenário de guerra. No quarto ano, uma delas morre e todas saem da Espanha. No entanto, uma reunião delas é marcada em Madri após o desaparecimento da filha de Angeles.
La Casa de Papel
3 temporadas disponíveis
A trama das duas primeiras partes de La Casa de Papel gira em torno de um assalto mirabolante à Casa da Moeda da Espanha, planejado minuciosamente por um líder identificado como Professor (Álvaro Morte). Ele recrutou oito ladrões para seu plano, identificados com nomes de cidades: Tóquio (Úrsula Corberó), Nairóbi (Alba Flores), Rio (Miguel Herrán), Berlim (Pedro Alonso), Helsinque (Darko Peric), Oslo (Roberto García Ruiz), Denver (Jaime Lorente) e Moscou (Paco Tous).
No início da terceira temporada, com o auxílio de dirigíveis, joga 140 milhões de euros sobre Madri, deixando toda a população enlouquecida nas ruas. Esta cena mostra o quanto La Casa de Papel ousa em seus oito episódios. Na nova fase, tudo é contado a partir da visão de Tóquio, com vários flashbacks que antecedem o novo assalto - agora ao Banco da Espanha. A quarta parte estreia nesta sexta-feira (3).
Paquita Salas
3 temporadas disponíveis
Uma das maiores agentes de talentos de Madri na década de 1990, a personagem-título do seriado percebe que está tudo mudado nos anos 2000. Após perder sua maior cliente, a atriz Macarena García, ela precisa encontrar novas estrelas para manter o negócio em ordem.
A série fez tanto sucesso na Espanha que, após a segunda temporada, a Netflix adquiriu os direitos de transmissão e encomendou a terceira fase - todas estão no catálogo. Para quem gosta de maratonas rápidas, é perfeita: são capítulos de 25 minutos, no máximo.
Merlí
3 temporadas disponíveis
Lançada em 2015, com três temporadas que totalizam 40 episódios, Merlí é uma daquelas séries da Netflix que envolvem o espectador. Escrita por Eduard Cortés e dirigida por Héctor Losano, a série gira em torno de Merlí Bergeron, vivido por Francesc Orella, professor desempregado de filosofia, que é jogado numa escola pública de Barcelona, a Àngel Guimerà, na qual tem que dar aula a alunos do segundo grau.
Tratando temas como homossexualidade, iniciação sexual e amorosa, drogas e amizade, a série é uma espécie de Sociedade dos Poetas Mortos, sucesso de 1989 dirigido por Peter Weir, no qual o professor John Keating (Robin Williams) inspirava seus alunos a tornar suas vidas extraordinárias. Em Merlí, cada episódio é pautado por um filósofo ou uma escola de pensamento: de Platão a Judith Butler, dos peripatéticos aos pré-socráticos, o suporte temático é dado com base no pensador do dia. O seriado é apresentado em catalão, idioma da Catalunha, que integra o território espanhol.
Vítima Número 8
1 temporada disponível
Inspirado no ataque que ocorreu nas Ramblas, de Barcelona, em 2017, Vítima Número 8 mostra um atentado terrorista jihadista em Bilbao. Com muita ação, a trama mostra a investigação policial em prender os responsáveis e os reflexos nas vítimas da situação.
Lançada em agosto, a Netflix ainda não confirmou se haverá uma segunda temporada.
El Sabor de Las Margaritas
1 temporada disponível
Em coprodução com a TVG e Comarex, a série recebeu o prêmio de Melhor Série de Televisão no XVII Premio Mestre Mateo, de Academia Galega do Audiovisual. El Sabor de Las Margaridas é escrita por Ghaleb Jaber Martínez e se baseia no desaparecimento de uma adolescente em uma cidade da Galícia.
Uma das poucas pistas do crime são margaridas deixadas na estrada, o que explica o título do seriado. No elenco estão María Mera, Nerea Barros, Ricardo De Barreiro, Tony Salgado e Miguel Ínsua.
Fugitiva
1 temporada disponível
Magda (Paz Vega) é uma mulher que, cansada de seu casamento cheio de regras, decide abrir mão de tudo e forjar o próprio sequestro para, junto dos três filhos adolescentes, se fazer perder das visitas abusivas de seu marido, Alejandro (Julio Bracho), um poderoso empresário.
Apesar de fazerem escolhas erradas, os personagens transformam a série em algo digno de maratona - já que toda a história explica os motivos que levaram à realização do audacioso plano.
O Sucessor
2 temporadas disponíveis
Um empresário da Galícia é reconhecido por onde passa. Mas Nemo Bandeira é, na verdade, o chefe do maior grupo de narcotráfico da região. Ele descobre então que tem Alzheimer e precisa repassar o comando de seu negócio para alguém.
Por isso, inicia-se uma guerra interna entre os principais homens de confiança dele, incluindo o seu braço direito nos negócios e também membros de sua família.
Toy Boy
1 temporada disponível
Nas últimas semanas, a trama ousada de Tiy Boy chamou a atenção na Netflix. No Brasil, foi a produção mais vista da plataforma por mais de uma semana. A trama é sedutora - literalmente: Hugo é um stripper condenado por assassinato que, depois de cumprir sete anos de prisão e não se lembrar da noite do crime, busca vingança e inocência.
Hache
1 temporada disponível
Inspirada em uma história real, a série mostra a jovem espanhola Helena, que se envolveu com o tráfico de heroína nos anos de 1960. Grande parte da trama acontece no Club Albatros, um local famoso da noite de Barcelona que recebe desde cantores famosos a turistas. Uma segunda temporada já foi encomendada pela Netflix.