Já deixou seu emprego em segundo plano para acompanhar sua série preferida? Você não está sozinho: um levantamento do The Workforce Institute com a Kronos Incorporated, nos Estados Unidos, mostrou que pelo menos 11 milhões de norte-americanos admitem que vão faltar o trabalho no domingo (19) para acompanhar a grande final de Game of Thrones.
Intitulada The Absence is Coming ("a abstenção está chegando"), a pesquisa também mostrou que pelo menos seis milhões de pessoas, que normalmente trabalham no domingo à noite, decidiram usar um dia de suas férias para ficar em casa acompanhando o episódio.
Mas a final não é a única culpada: pelo menos sete milhões também admitiram que já disseram estar doente ou tiraram folgas para assistir a capítulos da saga de Westeros. Ao total, pelo menos 27 milhões de trabalhadores afirmaram que vão se atrasar na segunda-feira (20), ou ter uma produtividade menor em função do desfecho da produção da HBO.
Pelos cálculos da companhia que realizou o levantamento, a oitava temporada de Game of Thrones resultará em um prejuízo estimado de US$ 3,3 bilhões aos empregadores dos Estados Unidos. O valor também leva em conta que 35,8 milhões de norte-americanos confirmam ter gasto ao menos uma hora do expediente por dia falando da trama dos Sete Reinos, durante as últimas semanas.
O projeto foi realizado via formulários online e registrou 1.090 respostas, apenas de trabalhadores maiores de 18 anos. O final de GoT será transmitido na televisão por assinatura no canal da HBO e via aplicativo de streaming HBO GO, a partir das 22h de domingo (19).