O espectador não precisou de muitos minutos do segundo capítulo de A Dona do Pedaço para descobrir quem atirou contra Amadeu (Marcos Palmeira), noivo de Maria da Paz (Juliana Paes), no momento do casamento. A avó Dulce (Fernanda Montenegro) confessou o crime para a família dela. Esta foi apenas uma das tensões da nova novela das nove na noite desta terça-feira (21) pela RBS TV.
Em terras de justiceiros, a lei é de talião. Os familiares de Amadeu, ao descobrirem a possível fuga de Maria da Paz, foram atrás da mocinha – que estava rezando na igreja – com armas. Ela até conseguiu se esconder no subterrâneo da capela e, assim, deu continuidade ao plano de tentar uma nova vida em São Paulo. Até se esconder debaixo de um carro ela precisou para sobreviver.
No entanto, as filhas de Zenaide (Maeve Jinkings) pagaram o preço. O pai de Amadeu, Miroel (Luis Carlos Vasconcelos), arquitetou um plano e raptou Fabiana (Maria Clara Baldon) no meio da noite. O irmão de Amadeu, Vicente (Álamo Facó), foi incumbido da missão de matar a criança — ele, sem coragem, decide abandoná-la em um convento. A outra criança, Virgínia, ainda segue com a mãe (opa, olha um spoiler aqui).
De ônibus, Maria da Paz chega a São Paulo e vai encarar a vida nova. A Dona do Pedaço corre a passos de maratona, mas este é o grande lance da trama de Walcyr Carrasco: resolver logo o passado para conseguir desenvolver bem a vida moderna, com influencers e outras nuances da trama.
Um adendo: as cenas gravadas no Rio Grande do Sul devem chegar ao fim nos próximos dias. Uma pena.