Se eles são os melhores amigos do homem, nada mais justo do que compartilhar com eles momentos de relaxamento em frente à televisão, certo? Pois agora os cães têm um canal dedicado exclusivamente a eles, o DOGTV.
Novidade no Brasil, o canal foi fundado por apaixonados por cães há 10 anos nos Estados Unidos com a premissa de deixá-los mais felizes e relaxados, especialmente, quando se separam dos tutores. Mas será que funciona?
Para o médico veterinário comportamentalista Marcelo Henzel, não há, até o momento, comprovação científica de que cães se distraiam ou tenham prazer ao sentar em frente a uma televisão, como acontece com os humanos. Ele destaca que as imagens oferecidas pelo canal funcionarão para alguns animais e para outros não.
— O mais importante é pensar que isso não vai substituir o exercício físico ou mental. Hoje em dia, com a relação muito próxima, as pessoas veem os animais como seres humanos. Mas eles precisam de passeio, brincadeira com bolinha, coisas que realmente saciem as necessidades deles como cães — avalia.
O veterinário lembra que, tanto o canal, como o uso de música ou mesmo a televisão ligada, podem ajudar nos casos de animais que sofrem com ansiedade de separação do tutor para abafar os sons externos.
— Talvez seja algo que vá prender a atenção dele e desvie o foco da saída do dono. Mas é difícil que vá resolver o problema. Não substitui o tratamento para ansiedade e enriquecimento ambiental.
O DOGTV conta com programas 24 horas por dia, trazendo imagens com movimentos, cores e sons interessantes para os cães. O canal está disponível, mediante contratação adicional, em algumas operadoras de televisão por assinatura.