Uma cláusula que impede os participantes do Big Brother Brasil de terem suas imagens ligadas a marcas teria sido o motivo da eliminação do gaúcho Fábio Alano do programa, segundo o site Notícias da TV, ligado ao portal UOL.
Conforme a reportagem, a emissora é rígida em relação ao assunto, especialmente no quesito vestuário. As roupas dos participantes no programa são vistoriadas antes do confinamento para que não apareçam logotipos. Fabio não teria informado a emissora que era patrocinado por uma marca de roupas de ginástica. Embora ele não carregasse roupas logotipadas para o confinamento, a emissora teria entendido que o patrocínio poderia produzir propaganda indireta à marca. Também teria pesado na decisão pela eliminação o fato do lutador gaúcho ter omitido essa informação durante a seleção.
No perfil de Fábio Alano no Instagram (@fkamikase) constam algumas fotos com hashtags ou marcações da marca fitness Oden Athletics, como na postagem abaixo.
Já no perfil da marca (@oden_athletics), Fabio Alano aparece em diversas publicações, como esta. Nas publicações da marca, o suposto motivo da eliminação já repercute.
Por volta das 14h deste sábado (12), por meio de uma publicação no Instastories, o perfil de Fábio confirmou a eliminação com o seguinte texto: "É com tristeza que a gente confirma a saída do Fábio. Obviamente não é um momento fácil para ele e nem para a família, que estavam com muita expectativa. No momento certo o Fábio com certeza irá dar seu depoimento. Até lá, galera, continuem junto com o Fábio, pois ele vai brilhar muito em qualquer coisa que ele fizer".
GaúchaZH entrou em contato com Fábio por meio da rede social questionando o motivo da eliminação, mas até a publicação desta reportagem não havia obtido resposta. A Globo tampouco confirma o motivo. A explicação se limitou a um comunicado em que diz que "tomou conhecimento de fatos relacionados ao participante avaliados como inadequados ao perfil dos competidores do BBB conforme o regulamento do programa".