Dirigida por Andy Serkis, uma nova versão de Mogli chegou ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (7). Mais sombrio e pesado do que em adaptações anteriores, Mogli – Entre Dois Mundos traz a clássica história do órfão humano criado por uma alcateia em meio às florestas da Índia.
Interpretado por Rohan Chand, Mogli vive com os animais da selva e conta com a amizade do urso Baloo (o próprio Serkis) e da pantera Bagheera (Christian Bale). Ele é aceito por todos os animais, exceto pelo temido tigre Shere Khan (Benedict Cumberbatch). No entanto, quando o garoto vê aflorar com suas origens humanas, perigos ainda maiores do que a rixa com Shere Khan podem surgir.
Serkis explicou que mudou o tom da história por causa da sua relação com a obra de Rudyard Kipling (1865–1936), criador do personagem em uma coleção de histórias lançada em 1894.
– O Livro da Selva é algo que você deve ler com 12 ou 13 anos. Não tentaria se fosse mais novo. Na verdade, eu tentei e foi bem difícil. Mas é nessa idade que você começa a entender as metáforas e alegorias do livro. A história começa a se desenvolver com você mais velho, então temos que reler o livro para entender coisas que não ficaram claras na primeira leitura – afirmou o diretor e ator ao site Cinema Blend.
Ainda assim, Serkis afirma que o filme segue sendo para crianças:
– Acho que é um ótimo filme para crianças acima dos oito anos. É um filme bem seguro. Elas não ficarão assustadas.
O diretor usou a técnica de captura de performance, processo que transporta expressões e movimentos dos atores para personagens criados digitalmente. Com este diferencial, o novo filme sobre a clássica história promete trazer uma versão mais expressiva de personagens já conhecidos do público.
A história de Mogli já teve várias adaptações ao cinema. A primeira delas em 1942, pelas mãos dos irmãos cineastas Zoltan e Alexander Korda. Na década de 1960, a Disney comprou os direitos sobre a obra e já produziu cinco longas-metragens inspirados nela. O primeiro foi a animação de 1967, o último filme diretamente supervisionado por Walt Disney. O mais recente chegou às telas em 2016 conduzido pelo diretor Jon Favreau. A versão que chegou ao catálogo da Netflix começou a ser produzida pela Warner, que desistiu do projeto temendo comparações com o filme de Favreau e o vendeu para o serviço de streaming.
Serkis estará no Brasil neste sábado (8) para lançar Mogli – Entre Dois Mundos na Comic Con Experience (CCXP), evento de cultura pop que segue até domingo, em São Paulo.