O alegretense Léo Pain, que vai disputar a semifinal da 7ª edição do The Voice Brasil nesta terça-feira (25), irá tentar repetir a proeza de Kim Lírio – gaúcho que foi mais longe no reality show musical. Ele concorre por uma vaga na fase decisiva com Priscila Tossan, Murilo Bispo, Kevin Ndjana, Edson Carlos, Lais Yasmin, Erica Natuza e Isa Guerra.
Além de Pain e Lírio, outros dois participantes do Estado também já estiveram na semifinal do programa: Juliano Barreto e Lumi. Porém, ambos não conseguiram chegar à decisão do programa.
Caberá a Pain a tentar trazer o título ao Estado do The Voice Brasil deste ano. Apontado como um dos favoritos à final, o cantor ficou marcado no programa por seu repertório sertanejo e desponta como favorito entre os participantes restantes.
A seguir, veja quem foram gaúchos melhores colocados em cada edição do The Voice Brasil.
1ª temporada - Bella Stone
Natural de Pelotas, a cantora Bella Stone trouxe suas influências do blues e do jazz na primeira temporada brasileira do reality, realizada em 2012. Durante sua participação, ela fez os técnicos Daniel e Claudia Leitte virarem a cadeira – optou seguir no time da baiana –, com All of Me, de Gerald Marks. Bella cantaria Your Song, de Elton John, e Olhos nos Olhos, de Chico Buarque. Foi eliminada na 4º etapa de apresentações ao vivo, quando interpretou Feeling Good, de Anthony Newley.
2ª temporada - Ana Lonardi
A porto-alegrense Ana Lonardi fez o técnico Daniel virar a cadeira ao interpretar Não Dá Mais pra Segurar (Explode Coração), de Gonzaguinha. Durante sua trajetória, ela cantaria O Meu Amor, de Chico Buarque e Para Ver As Meninas, de Paulinho da Viola – essa em sua eliminação no Tira-Teima.
Em 2017, ela passou a usar Anaadi como nome artístico e lançou Noturno, seu primeiro disco. O reconhecimento do álbum veio em seguida: foi indicada a três categorias do 19º Grammy Latino, braço latino-americano da mais importante premiação da indústria musical: Gravação do Ano, com a canção É Fake (Homem Barato), Artista Revelação e Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
3ª temporada -Kim Lírio
Durante sua participação no The Voice, o porto-alegrense Kim Lírio defendeu o pop rock. Começou conquistando Daniel com sua performance de Sem Radar, do LS Jack. Ele cantou With or Without You, do U2; Dream On, do Aerosmith; À Sua Maneira, do Capital Inicial; Iris, do Goo Goo Dolls; How You Remind Me, do Nickelback. Na final, ele cantou Ideologia, de Cazuza, e Amor Pra Recomeçar, de Frejat, com seu técnico Daniel, porém quem levou a temporada foi a dupla sertaneja Danilo Reis & Rafael.
4ª temporada - Mali
Natural de Dom Pedrito, a funkeira Mali começou com Sem Querer, de Ludmilla, e entrou no time de Michel Teló. Em seguida, ela interpretou Aquele 1%, de Marcos & Belutti com Wesley Safadão, Only Girl (In the World), da Rihanna. Ao cantar Domino, da Jessie J, foi eliminada nas oitavas de final, na fase de shows ao vivo.
5ª temporada - Lumi
Nigeriano radicado em Porto Alegre, Lumi conquistou sua técnica Claudia Leitte ao cantar Cheerleader, de Omi. Depois, interpretou Bailando, de Enrique Iglesias; All Night Long, de Lionel Richie; Imunização Racional (Que Beleza) / Que Beleza Rap, de Tim Maia; e Vamos Fugir, de Gilberto Gil, na semifinal – fase na qual foi eliminado.
6ª temporada - Juliano Barreto
Cantando Say You'll Be There, das Spice Girls, Juliano Barreto conquistou todos os técnicos na primeira fase. Decidiu seguir com Carlinhos Brown. Na sua trajetória, ele cantou Assim Que Se Faz, da Luciana Mello; e perdeu a fase Batalha para Vinícius D'Black ao interpretar Sir Duke, de Stevie Wonder, sendo salvo por Ivete Sangalo. Ele ainda cantaria Assim Caminha a Humanidade, de Lulu Santos; Noite do Prazer, de Claudio Zoli e se despediu do programa interpretando Mind Trick, de Jamie Cullum, na semifinal.