Tradição nos finais de ano há mais de quatro décadas, o especial de Roberto Carlos será exibido nesta sexta-feira (22) na RBS TV. O programa, intitulado Esse Cara, traz um repertório mesclado de sucessos antigos e atuais, passando por diferentes gêneros. As participações dão o gostinho dessa mistura. Sobem ao palco Simone & Simaria, Erika Ender, Djavan, Tiago Iorc e a atriz Isis Valverde. O show foi gravado em novembro.
O setlist começa com Força Estranha, antecedendo Amigo. Para um dueto inédito de Emoções, o Rei recebe Isis Valverde, que fica em cena também durante a execução de Sereia – música-tema da personagem Ritinha, vivida pela atriz na novela A Força do Querer. Já Tiago Iorc apresenta com Roberto a canção É Preciso Saber Viver. Os dois permanecem juntos para entoar Amei Te Ver. A noite segue com Detalhes, Desabafo e Outra Vez. Simone & Simaria chegam com Quando o Mel é Bom – hit do segundo DVD da dupla sertaneja – e Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo.
Uma das novidades fica por conta da música Que Yo Te Veja, que integra o repertório do álbum em espanhol gravado por Roberto este ano. O microfone, então, é dividido com Djavan para cantar Pétala e As Curvas da Estrada de Santos. Em um clima animado, o anfitrião chama a compositora panamenha Erika Ender para a performance conjunta de Despacito – mais conhecida nas vozes de Luis Fonsi e Daddy Yankee. Esse Cara Sou Eu e Luz Divina encerram o espetáculo.
O programa vai ao ar às 22h25min, após O Outro Lado do Paraíso. A direção artística é de LP Simonetti, e a direção-geral, de Mario Meirelles – Guto Graça Mello e Eduardo Lages comandam a parte musical.
Quatro décadas de sucesso
O primeiro especial de fim de ano de Roberto Carlos foi exibido em 1974. Mais de 20 países já assistiram aos programas. A morte da mulher do cantor, Maria Rita Simões Braga, em 1999, fez com que a atração fosse cancelada naquele ano. Sensibilizado com a perda, Roberto alterou o repertório no ano seguinte, retirando do show tudo que tivesse conotação negativa. Em É Preciso Saber Viver, por exemplo, o trecho “se o bem e o mal existem” foi substituído por “se o bem e o bem existem”.
O cantor já foi homenageado por duas escolas de samba do Rio de Janeiro. Em 1987, a Unidos do Cabuçu desfilou sob o enredo Roberto Carlos na Cidade da Fantasia. Em 2011, a Beija-Flor foi campeã com A Simplicidade do Rei. Nas duas ocasiões, nos especiais dos anos que antecederam os desfiles, Roberto chamou ao palco os integrantes das escolas.
Esse Cara, especial com Roberto Carlos
(Sexta (22), às 22h25min, RBS TV)
Outros especiais da Globo neste fim de semana
Fantástico
Quem celebrar o Natal assistindo ao programa poderá acompanhar o tradicional amigo-oculto que reúne celebridades. Outro destaque é o quadro Vai Fazer o Quê?, no qual Ernesto Paglia sai em busca de pessoas solidárias que aceitem ajudar uma mãe humilde a complementar o valor do brinquedo de Natal do filho. Domingo (24), na RBS TV, às 21h
Altas Horas
Comandado por Serginho Groisman, o especial de Natal reúne artistas para compartilhar suas experiências de vida. Entre os convidados, estão o humorista Tom Cavalcante, o rapper Emicida, a cantora Karol Conka, a dupla Zezé di Camargo & Luciano e o Jota Quest, além da participação de Wanessa Camargo (foto). Sábado, na RBS TV, às 22h45min
Caldeirão do Huck
A Árvore dos Desejos do programa continua viajando pelas escolas do Brasil e chega ao município de Sobral, no Ceará. Em um colégio da região, os alunos são pegos de surpresa ao depararem com a árvore erguida pela equipe do Caldeirão. Os pequenos batem um papo com Luciano Huck (foto) e são convidados a pensar em desejos não materiais que tenham para terceiros e a pendurar os pedidos na árvore. Sábado, na RBS TV, às 15h55min
Lazinho com Você
Entrando no espírito natalino, o programa traz histórias movidas pelo amor. No Segue o Sonho, Lázaro Ramos vai até a Praça Mauá, no Rio de Janeiro, para conhecer casos apaixonantes – ele encontra seis pessoas com desejos bem diferentes – desde casar até partir em um cruzeiro para achar um pretendente. Domingo, na RBS TV, às 14h45min