Mostrando cada etapa do sofrimento de uma pessoa trans — não se identificar com o gênero com o qual nasceu para depois esconder os seios e cortar o cabelo — a atriz Carol Duarte não só ajudou a novela A Força do Querer a bater recorde de audiência, mas conseguiu seu próprio reconhecimento profissional. Em setembro, ela foi a atriz mais comentada pela imprensa — chegou a ultrapassar Juliana Paes com a enérgica Bibi Perigosa e o galã Rodrigo Hilbert, que ficaram com o segundo e o terceiro lugar.
As informações foram reunidas em um estudo chamado Top Cast, pesquisa realizada pela PR Newswire, empresa de distribuição e monitoramente de notícias. Setembro foi o mês seguinte às cenas em que Ivana, personagem de Carol Duarte que após a transformação passou a se chamar Ivan, passa pelas modificações no corpo.
No dia 22 de agosto, a personagem corta o cabelo curto no estilo menino; no dia 29, revela à família ser transexual. Em coletiva de imprensa realizada em setembro, Carol Duarte destacou a importância da personagem para colocar a questão de gênero e sexualidade em debate na mídia.
– As pessoas às vezes não sabem nem os nomes, o que é cisgênero, o que é transgênero, o que é transsexual, o que é não-binário, isso faz as pessoas buscarem mais informações. À medida que o tempo passa, espero que isso já esteja no universo das novas gerações e não seja tratado como aberração — declarou a atriz.
A atriz Marina Ruy Barbosa e o falecido apresentador Marcelo Rezende ficaram com a quarta e a quinta posição do ranking da pesquisa Top Cast, respectivamente.