O inverno definitivamente chegou a Westeros, a terra imaginária em que se desenrola a trama do seriado Game of Thrones (HBO), adaptado da série de best-sellers literários As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Após sete anos acompanhando uma centena de personagens, a atração conclui neste domingo sua penúltima temporada. O episódio final deste ano terá 80 minutos de duração, bem além do 50 minutos que costumam ser a média.
Game of Thrones entrou em sua resolução mergulhada em um dilema: mesmo com o elevado índice de mortalidade entre os personagens, ainda havia muito a solucionar: Daenerys finalmente chegaria a Westeros? Como se relacionaria com Jon Snow, proclamado rei no Norte, e com Cersei, coroada rainha em Porto Real? Em que momento os Caminhantes Brancos invadiriam o continente? Muita coisa para amarrar em uma temporada final de 10 episódios. A solução seria estender a última ou criar uma oitava, e os produtores David Benioff e D.B. Weiss fizeram as duas coisas: a série conclui com 13 episódios divididos em duas temporadas mais curtas do que as anteriores – os sete deste ano foram a penúltima.
Leia mais:
7 comentários aleatórios sobre a 7ª temporada de "Game of Thrones"
Lembra deles? 20 personagens que você amou odiar (ou torcer para) em "GOT"
"Game of Thrones": saiba como fugir dos spoilers nas redes sociais
Com a nova estrutura, esta sétima e penúltima temporada de Game of Thrones acentuou uma tendência recorrente na sexta temporada, a primeira realizada com total independência dos livros de Martin. Em vez do lento desenvolvimento de temporadas anteriores, em que personagens podiam passar uma temporada inteira viajando a pé, neste penúltimo grupo de episódios os deslocamentos são rápidos, cada vez mais a serviço da ação, elevada a altas voltagens.
As perguntas que o último episódio desta temporada, centrado em uma conferência entre as forças de Jon Snow, Cersei e Daenerys, precisará resolver são se a nobreza de Westeros, uma sociedade inspirada na Idade Média europeia, saberá dar uma pausa em sua luta pelo poder e se dedicar a um inimigo comum cada vez mais poderoso: o exército dos zumbis de gelo conhecido como Os Caminhantes Brancos. E, também, se o clima de romance entre Jon e Daenerys é real ou não – será que vai rolar mesmo alguma coisa entre os dois? Saberemos tudo (ou não!) no domingo. E aí, ansioso?
GAME OF THRONES
Exibição do último episódio da sétima temporada, no domingo (27), às 22h.
HBO