Dos videogames para a Netflix: estreia hoje no serviço a série animada Castlevania, adaptação da franquia de jogos eletrônicos. Com mais de 30 anos de história e 30 títulos, a saga criada pela desenvolvedora japonesa Konami já recebeu versões para dezenas de plataformas entre consoles, computadores e portáteis.
O primeiro jogo da série data de 1986, lançado para NES. Combinando aventura com RPG, o enredo normalmente tem relação com o vampiro Drácula e seu castelo, acrescentando elementos e monstros de filmes de terror – múmias, zumbis, fantasmas e lobisomens – e estética do Expressionismo Alemão. Nos jogos, quem costuma combater essas criaturas é a família Belmont, que utiliza um chicote denominado "Vampire Killer" (Matador de Vampiros). Entre os títulos de destaque na franquia estão Castlevania: Symphony of the Night (1997), do Playstation; Super Castlevania IV (1991), de Super Nintendo; e Castlevania: Circle of the Moon (2001), de Game Boy Advanced.
Leia mais
"Virginia" é sucessor espiritual de "Twin Peaks"
Quando deixei de ver filmes para jogar "The Witcher 3"?
"Candy Crush" vira programa de televisão nos Estados Unidos
Com quatro episódios de 30 minutos, a série animada foi escrita pelo autor britânico de best-sellers, e ícone dos quadrinhos, Warren Ellis (Frequência Global e Planetary). Castlevania é uma fantasia medieval sombria sobre a luta de Trevor Belmont, último membro de seu clã, para tentar salvar o Leste Europeu de Vlad Tepes, o Conde Drácula. A trama será baseada no jogo Castlevania 3: Dracula’s Curse, de 1989, que introduziu diversos personagens e elementos ao cânone da franquia.
Dividida em duas partes, a continuação da série está prevista para 2018.
Outras séries baseadas em games
Assassin's Creed
O mesmo produtor da série animada de Castlevania, Adi Shankar, anunciou na última quarta-feira que está trabalhando em uma adaptação em anime (estilo de animação produzida no Japão) para Assassin’s Creed. Shankar não deu detalhes sobre data de estreia, mas informou que a Ubisoft – desenvolvedora do jogo – pediu para ele criar uma história original. Em janeiro, o game virou um filme estrelado por Michael Fassbender, porém não foi muito bem recebido pela crítica.
The Witcher
A Netflix anunciou em maio que irá produzir uma série inspirada em The Witcher – saga literária escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski que ganhou notoriedade com suas adaptações para os videogames. A produção irá se basear nos livros e contará a história do bruxo Geralt antes dos acontecimentos dos jogos. Não é a primeira vez que The Witcher ganha novas versões: sucesso na Polônia, a obra já garantiu um filme e uma série em seu país de origem.
Life is Strange
O premiado game irá se tornar uma série live-action desenvolvida pela Legendary Digital Studios, responsável por filmes como Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros e Interestelar. No jogo, a trama gira em torno de Maxine Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre ter a habilidade de voltar no tempo, fazendo com que cada escolha sua crie um efeito borboleta. O game é bastante elogiado por sua abordagem de temas como bullying, depressão, suicídio e assédio no ambiente escolar.
Battlefield
Popular franquia de jogos de tiro, Battlefield irá virar uma série de TV produzida pela Paramount Television em parceria com a Anonymous Content, que é responsável por filmes como O Regresso e Spotlight – Segredos Revelados, além da série Mr. Robot. Ainda não há informações sobre a trama nem a data de estreia.
Little Nightmares
Os irmãos Anthony e Joe Russo, responsáveis por Capitão América: Guerra Civil e Soldado Invernal, se uniram ao cineasta Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack) para adaptar o jogo Little Nightmares. O game conta a história de Six, uma menina de 9 anos que descobre estar presa em um navio sombrio com criaturas poderosas.