Velho Chico chegou ao final nesta sexta-feira com um capítulo envolto em emoção. O ponto alto foi o casamento mais esperado do folhetim: Tereza (Camila Pitanga) e Santo – personagem que era interpretado pelo ator Domingos Montagner, morto no último dia 15 – finalmente conseguiram dar início a uma vida a dois. Outro destaque do fim da trama foi a esperada despedida ao artista, que apareceu na última cena nas águas do São Francisco.
O capítulo teve início com a prefeita Beatriz (Dira Paes), ao lado do povo de Grotas de São Francisco, lutando contra a corrupção, já que alguns políticos queriam sumir com documentos oficiais da prefeitura. Logo depois, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) aparece apavorado em casa: após Afrânio (Antonio Fagundes) denunciar o esquema de corrupção, o ex-marido de Tereza foge da cidade. Alucinando em razão da falta de água, Carlos acaba morto tragicamente no meio da caatinga, sozinho.
Leia também
Saiba como foi o último capítulo de "Velho Chico"
Família de Domingos escreve carta para elenco de "Velho Chico"
Marcada pela morte de Domingos Montagner, "Velho Chico" resgatou a relevância da novela das nove
Essa reta final também marcou o retorno de Afrânio a Grotas e seu acerto de contas com a família. Entregou tudo para Miguel (Gabriel Leone), fez as pazes com Iolanda (Christiane Torloni) e ainda se mostrou muito abatido com a morte de Martim (Lee Taylor). O casal navegou de barco, e o ex-coronel Saruê teve um encontro espiritual com o filho morto, uma das cenas marcantes do último capítulo.
Outra reconciliação foi a de Dalva (Mariene de Castro) e Cícero (Marcos Palmeira). Apesar da fidelidade ao coronel, ele acabou acompanhando seu grande amor na vida artística – e Dalva realmente virou um sucesso, com direito a música na rádio.
Mas o destaque mesmo foram as cenas do casamento de Tereza e Santo, que terminaram em banho de chuva no sertão – já Luzia, a ex-mulher de Santo, deixou a casa da família dos Anjos para tocar a sua vida, e achou um bebê abandonado em meio à plantação. Para compor a cena, a produção da novela seguiu utilizando o recurso da câmera subjetiva. E enquanto padre Benício (Carlos Vereza) abençoava a união em frente à parentes e amigos do casal, Olívia (Giullia Buscacio) dava à luz gêmeos, Belmiro e Rosa.
Por fim, a passagem do tempo mostrou a união da família dos Anjos e de Sá Ribeiro em um grande almoço ao ar livre. O cultivo de produtos orgânicos de Miguel deu certo, as crianças brincam no pátio e Afrânio segue sentindo falta de Martim. E a despedida, como já era esperado, se deu com uma homenagem ao ator Domingos Montagner: suas imagens de barco pelo São Francisco foram as últimas cenas vistas pelos fãs de Velho Chico na TV.