Aline Dias enfrentou uma bateria intensa de testes para ganhar o papel da protagonista de Malhação - Pro dia nascer feliz, que estreia nesta segunda, a partir das 17h50min, na RBS TV. No folhetim de Emanuel Jacobina, a atriz dará vida à corajosa e batalhadora Joana, que sai do Ceará para ir atrás da identidade de seu pai biológico no Rio de Janeiro. Na cidade, ela é acolhida por Tânia (Deborah Secco), que era a melhor amiga de sua falecida mãe. Além disso, a moça irá se envolver com Gabriel (Felipe Roque), após começar a trabalhar na academia Forma, onde o rapaz, que é jogador de vôlei, treina.
Leia mais
Deborah Secco será disputada por Marcos Pasquim e Thiago Fragoso na nova Malhação
Saiba como foi o final de "Malhação - Seu lugar no mundo"
Após 21 anos no ar, "Malhação" terá sua primeira protagonista negra
– Estou muito feliz por ter essa oportunidade. Foram muitos testes, demorou mais de cinco meses. Após esse processo, teve o workshop com 25 atores e depois foi peneirando quem ia para cada papel. A gente chegou no finalzinho sem saber quem ia ser o protagonista, mas foi uma ansiedade muito gostosa – conta Aline.
Esse é o primeiro papel de destaque de Aline, mas a atriz não é estreante. Antes, ela já havia participado da série Sexo e as Negas, da novela Sangue bom e como elenco de apoio de Malhação, na temporada de 2012. Para a atriz, retornar à novela como a mocinha da trama é uma vitória. Ainda mais por ser a primeira protagonista negra do folhetim.
– A gente vai além do tom da pele. O talento ultrapassa isso. A personagem não era para ser negra, então acho que essa conquista foi pelo talento, mas estou muito feliz de ter essa informação de que sou a primeira protagonista negra de "Malhação" e isso só me dá mais força para fazer o trabalho – afirma.
Na trama, a mocinha vai se apaixonar por Gabriel, mas despertará o interesse de Giovane (Ricardo Vianna), que é irmão do protagonista e também jogador de vôlei. No decorrer dos capítulos, eles se tornam amigos e a admiração de Giovane por Joana evolui para uma paixão que ele sente dificuldade em declarar.
– O trio se dá muito bem. A gente está tentando criar esse vínculo de amizade. Não sabemos muito o que vai acontecer mais pra frente, mas estamos nos preparando psicologicamente. Fiquei feliz do Felipe (Roque) ser o Gabriel. Fiz teste com ele e senti que rolou uma química com os personagens antes de saber que nós seríamos os protagonistas – revela.
Natural de Leopoldina (Minas Gerais), mas criada no Rio de Janeiro, Aline interpretará uma personagem que vem do Nordeste. No entanto, ela não terá o sotaque da região. Segundo a atriz, o autor não pediu que isso fosse trabalhado na trama e estão tentando apenas neutralizar o sotaque carioca para que não fique gritante a diferença na tevê. Além disso, durante a preparação para a novela, houve um trabalho de corpo e voz para deixá-la pronta para a personagem. Inclusive, Aline entrou na academia para ganhar mais força em cena.
– A Joana é arretada. Ela tem uma força interior e exterior. Então, eu precisei trabalhar isso, dar essa imposição na fala e no corpo dela. Estou fazendo muay thai para ter essa postura que o esporte dá pra gente – explica ela.
Com a visibilidade que Malhação dá para os novos talentos, Aline diz estar pronta para receber críticas. Antes mesmo da estreia, a atriz viu sua popularidade crescer com um grande aumento em seu número de seguidores nas redes sociais. E, mesmo com a frequência de ataques racistas que outras celebridades já sofreram, ela diz não temer ser alvo de algo parecido.
– Até agora não vi nenhum comentário maldoso e espero que não tenha porque somos iguais. Estou preparada para receber as críticas e transformar em algo bom. É necessário denunciar os ataques racistas, pois estamos em pleno século XXI e isso não é normal. É triste de ver – relata.