Não haveria melhor momento do que o atual para voltar à programação um programa que mudou o enfoque sobre o feminino na TV brasileira. Depois de 30 anos da exibição do último episódio, o TV mulher retornou para uma temporada inédita no canal pago Viva. Marília Gabriela, a primeira apresentadora da atração exibida pela Globo entre 1980 e 1986, está no comando novamente.
Leia também:
Netflix divulga data de estreia da segunda temporada de "Narcos"
Série do Canal Brasil encena entrevistas históricas do Pasquim
Série "Supermax" é a primeira produção internacional da Globo
Se a estreia em 31 de maio passado foi, de certa forma, prejudicada pela temática fria de um episódio gravado com antecedência, que não tratou do assunto daquela semana – o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos no Rio –, o da terça-feira passada foi bem mais quente. Gabi resolveu regravar o conteúdo e foi a Brasília conversar sobre o tema com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia. O debate permeou praticamente todos os blocos, em uma abordagem qualificada.
TV mulher voltou mantendo algumas características que fizeram seu sucesso. Colunistas fixos dividem espaço com a apresentadora. Entre eles, a promotora Gabriela Manssur, o jornalista e escritor Ivan Martins, a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, o estilista Ronaldo Fraga e a jornalista Flávia Oliveira. Cada um em sua área, da moda à economia, eles falam sempre do contexto feminino. Além da TV, os conteúdos são expandidos no site do Viva – a escritora gaúcha Clara Averbuck, por exemplo, tem uma coluna para comentar os episódios da semana do programa.
Tudo isso em um momento no qual o feminismo volta a pautar a agenda nacional, o que demonstra a importância de um programa como TV mulher. Não é só uma atração para mexer com a memória afetiva, como outras em que o Viva apostou no fator remake – como Escolinha do professor Raimundo e Globo de ouro. Muito desse acerto deve-se ao olhar apurado de Marília Gabriela, como a citada regravação do episódio para “esquentá-lo”.
Hoje, a apresentadora conversa com a cantora Anitta para debater o tema Amor, Sexo e Prazer. Além dela, a convidada será a atriz Malu Mader, que, no quadro Elas na TV, falará sobre seus personagens marcantes como Lurdinha (de Anos dourados, 1986) e Maria Lúcia (de Anos rebeldes, 1992).