Robert Kirkman deixa claro o recado no primeiro episódio de Outcast, sua nova série: se você acha que os zumbis deThe Walking Dead assustam, é melhor preparar os nervos para acompanhar a história de Kyle Barnes (Patrick Fugit). Nesse outro mundo criado pelo escritor norte-americano, os mortos-vivos dão lugar às possessões demoníacas. O seriado estreia somente no dia 3 de junho, no canal Fox 1, mas o público pode conferir uma pré-estreia exclusiva pela plataforma Fox Play na noite de sexta.
Leia também
Estreia segunda temporada de "Fear the Walking Dead"
Marcelo Carneiro da Cunha: Dead Man Walking
Atenção: alerta de spoilers
Inspirada na história em quadrinhos criada por Kirkman e ilustrada Paul Azaceta, a série é direcionada para os amantes do terror – ZH assistiu ao esperado primeiro episódio, por isso, pare de ler por aqui se a ideia é ficar longe de spoilers. O personagem central é um jovem comum que mora em Rome, West Virginia, EUA. Mas a normalidade na vida de Kyle Barnes é só aparente: desde criança, ele é atormentado por demônios. Na verdade, vive exilado, com medo de causar dor e trazer sofrimento para sua família. Sempre sozinho, relaciona-se vagamente com a irmã, Megan (Wrenn Schmidt), que mostra preocupação com seu bem-estar. Enquanto tenta tocar a vida, fica sabendo da possessão de Joshua (Gabriel Bateman). Intrigado, une-se ao reverendo Anderson (Philip Glenister) para ajudar a criança – porém, parece que a ligação dele com o menino possuído vai além de uma simples coincidência.
Logo de início, fica explícito que o ritmo da trama será bem acelerado, e as cenas de possessões, realmente intensas – um dos grandes destaques no primeiro episódio é a atuação do garoto Bateman, de 10 anos. O uso da água benta, da cruz e da Bíblia, recursos clássicos para expulsar os temidos demônios, está presente no enredo, assim como os momentos de contorcionismo demoníaco, que lembram o filme O Exorcista (1973). Não espere nada sutil: as forças do mal efetivamente atacam, e o clima sombrio de cidade do interior traz ainda mais veracidade para a história.
Pelo sucesso de TWD, a expectativa em torno da nova série de Kirkman é grande – e a exigência dos fãs também. Antes mesmo de lançar a HQ em 2014, ele já negociava a adaptação de Outcast para a TV. Claro que não há receita para um fenômeno, mas a Fox aposta no seu talento para criar um novo sucesso global – Outcast é um dos principais lançamentos do ano no canal.
Similar a TWD, a nova história deve usar o cenário caótico como pretexto para desenvolver dramas familiares e pessoais. Kirkman promete abusar da mesma técnica, focando na luta interna de cada personagem – apesar de, desta vez, abordar com mais vigor o clima de terror e tensão.
De qualquer forma, é difícil dizer se o mesmo público que acompanha TWD desde 2010 também vai se encantar pelo enredo repleto de possessões demoníacas. Ambos os universos são sobrenaturais, só que Outcast conversa com o público realmente apaixonado pelo terror explícito. A única coisa que se pode garantir é que a trajetória de Kirkman é digna de um voto de confiança para ver o que vem por aí – a não ser que você morra de medo de assombração.
Outcast
Pré-estreia nesta sexta à noite, na plataforma Fox Play (foxplaybrasil.com.br). Não é preciso ser assinante para ver (o episódio fica 30 dias no ar).
Estreia em 3 de junho, no canal Fox 1 (que faz parte do pacote premium Fox+). A partir de 5 de junho, o seriado será exibido na Fox, sempre aos domingos, às 23h.
Como assistir ao Fox 1: assinantes Vivo, Claro, Oi, GVT e SKY devem clicar em “Fox+” no site ou aplicativo Fox Play e selecionar “Experimente FOX+” para ter acesso ao Fox 1 e ao Fox Action por 15 dias.