Está sendo uma corrida contra o tempo. Nos últimos três meses, desde o início da enchente, os sócios do Gravador Pub, Gabriel e Cristina Salomão, estão se virando como podem para garantir a sobrevivência de seu negócio, duramente atingido pela água. Entre as várias medidas para manter o sonho vivo, a mais drástica foi deixar parte de sua história para trás.
Assim, os empreendedores abandonaram o antigo espaço físico que ocuparam pelos oito anos de existência de seu negócio. A mudança foi necessária para que o show pudesse continuar. O Gravador Pub, agora, passa a receber os seus clientes em um local de Porto Alegre a pouco mais de um quilômetro de distância do anterior, na Rua Ernesto da Fontoura, 962, no bairro São Geraldo, no 4º Distrito. E a estreia do recinto ocorre neste domingo (4).
— Não vai estar pronto como pretendíamos. Vão estar prontos o palco, a cozinha, o salão e o bar. Ainda vamos ter muita coisa para fazer, por muito tempo. Mas o outro bar começamos assim, porque acabou a grana e tivemos que abrir para que pudéssemos continuar fazendo o que queríamos — recorda Gabriel.
O show que marca o retorno é internacional, com uma dupla do blues vinda dos Estados Unidos: Michael Dotson, de Chicago, que terá a participação de Big Walker, de Oklahoma. A apresentação começa às 18h e os ingressos estão sendo vendidos pelo site gravadorpub.com.br.
— Isso é uma praxe desde que inauguramos, há oito anos. Nos primeiros 45 dias de Gravador, já tínhamos feito três shows internacionais. Inclusive, o Michael Dotson foi um deles. E, para este recomeço, acho que é um bom sinal — diz Gabriel.
Ao meio-dia, porém, horas antes do show dos gringos, o pátio do novo Gravador Pub estará aberto para um aquecimento com Jei Silvanno, Rodrigo Chaise e Money Man Blues Band. É a oportunidade do público chegar e conhecer parte da nova casa enquanto curte um som.
Trabalho pesado
A mudança de endereço se deu por falta de acordo com os proprietários do antigo espaço que, segundo o sócio do Gravador, não quiseram dar um alívio no aluguel e nem fazer os consertos que eram necessários para poder reabrir a casa de shows.
A procura, então, foi incessante até encontrar o novo local. E a ajuda de amigos e clientes foi essencial, com rifas e campanhas de arrecadação para tentar amenizar os cerca de R$ 500 mil de prejuízo.
No prédio de 1940, que é três vezes maior que o antigo — 300m² contra 100m² —, porém, muito trabalho foi necessário. Nele, existia uma fábrica de comunicação visual, e os locatários antigos deixaram toda a matéria-prima — placas de MDF — para trás e abandonaram o local. Sobrou para a família Salomão limpar o espaço.
Desde 6 de junho, a reforma é constante, com cerca de 25 pessoas trabalhando sem parar para transformar a antiga fábrica em um bar. Boa parte do MDF foi jogada fora, em um total de oito carretas de lixo, mas alguma coisa foi reaproveitada, inclusive, para fazer novos tampões para as mesas que foram atingidas pela chuva.
Este processo de reaproveitamento foi a base para a casa de shows ser reerguida. Muitos dos móveis e equipamentos foram resgatados e reformados — inclusive um piano descartado na enchente que agora será utilizado como decoração no novo espaço.
A casa de shows também terá um museu que agregará itens de recordação do antigo bar, ligando o passado, o presente e o futuro do Gravador Pub, que deverá ter os seus espaços aproveitados em uma ampliação de atividades culturais, com possibilidade de ter mais de um evento ocorrendo simultaneamente.
O conforto também é uma preocupação no local, que terá um amplo camarim para os artistas, com banheiro e chuveiro. Além disso, com um palco consideravelmente maior que o anterior, o novo Gravador Pub poderá ter um leque de atrações maior, recebendo artistas de mais renome, que carregam consigo grandes estruturas, bem como peças teatrais.
— O Gravador Pub mudou o endereço, mas não a identidade. O Gravador continua o mesmo. Porque, na verdade, o Gravador é o Gravador, seja lá onde esteja — enfatiza Cristina.
Reinauguração do Gravador Pub com Michael Dotson e Big Walker
- Neste domingo (4), a partir das 18h, no Gravador Pub (Rua Ernesto da Fontoura, 962 — bairro São Geraldo), em Porto Alegre.
- Abertura da casa: 12h.
- Ingressos a R$ 70, à venda no site gravadorpub.com.br.