Nascido na Alemanha e naturalizado norte-americano, o cientista político Yascha Mounk é um defensor de valores liberais e estudioso das crises da democracia. Tem uma visão crítica sobre a forma como setores da esquerda vêm enaltecendo aspectos particulares da identidade, como raça, gênero e orientação sexual, de tal forma que essa exaltação pode mais segregar do que unir. Terceiro convidado do Fronteiras do Pensamento neste ano, ele subirá ao palco do Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1.600), em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (10), às 20h.
Os ingressos para a temporada podem ser adquiridos no site do ciclo de conferências.
Em seu livro mais recente, The Identity Trap: A Story of Ideas and Power in Our Time ("A Armadilha da Identidade: Uma História das Ideias e do Poder em Nosso Tempo", em tradução livre), publicado em 2023 e que está sendo lançado no Brasil pela Almedina, Mounk admite que raça e orientação sexual são fatores de profundas injustiças sociais. No entanto, argumenta que conceber essas minorias sociais como pequenas ilhas que exigem políticas prioritárias é algo que acaba ofuscando uma pauta que deveria ser maior e mais importante: a defesa de valores universais, como liberdade de expressão e direitos humanos.
Revelando afinidade com o campo da esquerda e certa aversão à ultradireita representada por Donald Trump, Mounk, que também é professor na Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, explica como a ascensão da causa identitária pode gerar ainda mais abismos em vez de perseguir o ideal de igualdade tão tradicional para o pensamento iluminista.
— Queríamos construir um mundo em que pudéssemos nos ver como irmãos e no qual seríamos tratados como iguais, tratados da mesma forma. O que me chama a atenção na nova ideologia relativa à raça, ao gênero e à orientação sexual, cuja ascensão narro no meu novo livro, The Identity Trap, é que a esquerda desistiu da segunda parte deste raciocínio. Agora está na moda dizer que se você e eu estamos em diferentes interseções de identidade, então realmente não seremos capazes de nos comunicar e de nos entender — explicou ele, em entrevista concedida ao portal BBC News Brasil.
Yascha Mounk também é autor dos livros O Povo Contra a Democracia: Por que Nossa Liberdade Corre Perigo e Como Salvá-la (2018) e O Grande Experimento: Por que as Democracias Diversificadas Fracassam e Como Podem Triunfar (2022), ambos publicados no Brasil pela Companhia das Letras. No Exterior, lançou Stranger in My Own Country: A Jewish Family in Modern Germany ("Estranho em meu Próprio País: Uma Família Judia na Alemanha Moderna", em livre tradução, de 2015) e The Age of Responsibility: Luck, Choice and the Welfare State ("A Era da Responsabilidade: Sorte, Escolha e o Estado de Bem-Estar Social", em tradução livre, de 2017).
Depois de Yascha Mounk, os próximos convidados serão a o economista norte-americano que mapeou 10 mega-ameaças para a humanidade Nouriel Roubini (7 de agosto), a psiquiatra norte-americana que é autoridade em dependência química Anna Lembke (18 de setembro) e o historiador Simon Sebag Montefiore (30 de outubro). Stuart Russell e Muriel Barbery realizaram conferências em 30 de abril e 5 de junho, respectivamente.
Além de assistir aos encontros presenciais, os participantes também terão acesso posteriormente à gravação das conferências. Quem adquirir ingressos para a temporada 2024 tem desconto para assinar o Fronteiras+, canal com acesso a conferências, entrevistas, documentários e ao Mundo Livro, o clube de leitura do Fronteiras. Os participantes da temporada recebem certificação da universidade, valendo como créditos de curso de extensão. Com 18 anos de história, o Fronteiras do Pensamento impactou um público superior a 300 mil pessoas em mais de 300 conferências.
Fronteiras do Pensamento tem o patrocínio de Unimed, Corsan, Sulgás e Banco Topázio, patrocínio acadêmico da Unisinos, parceria institucional de Instituto Unicred, Fractal Educação, Hospital Moinhos de Vento, Icatu Seguros e prefeitura de Porto Alegre, neutralização de carbono Greener, promoção do Grupo RBS e realização da Delos Bureau, uma empresa DC Set Group.