Na sexta-feira (16), o Tudum, evento promovido pela Netflix neste final de semana, iniciou os desfiles das celebridades que estrelam as suas produções no palco do Pavilhão da Bienal, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Por lá, passaram grandes nomes do audiovisual, como Arnold Schwarzenegger, de Fubar, Henry Cavill, de The Witcher, Chris Hemsworth, de Resgate 2, e Gal Gadot, de Agente Stone. Porém, foi tudo um "aquece" para o que viria a seguir.
O ápice da atração ocorreu neste sábado (17), com a transmissão global do evento, que teve o Auditório do Ibirapuera como seu cenário. Na ocasião, além de reunir todas as estrelas que já tinham feito as breves aparições anteriormente no espaço dedicado às atividades, foram divulgadas prévias de aguardadas produções da Netflix, com os protagonistas falando sobre elas e, ainda, recebendo o carinho do público brasileiro.
No local, a organização do evento tinha a expectativa de reunir 15 mil pessoas — e, mesmo sem o levantamento completo, era possível ver um mar de fãs empolgados. E, para cada um que entrou no espaço, foi dada uma pulseira que acendia luzes coloridas — bem no estilo daquela polêmica do Coldplay, mas essa não precisava devolver. O acessório se personalizava com as cores da arte de cada atração que era anunciada no palco, formando um bonito espetáculo visual.
Os anúncios
Foi uma avalanche de novidades anunciadas no Tudum, entregando entretenimento para todos os públicos. Quem abriu o evento foi Chris Hemsworth, que deixou o Ibirapuera eufórico. O astro e o diretor Sam Hargrave subiram ao palco para divulgar o filme Resgate 2, disponível desde ontem na Netflix. O ator agradeceu todo o suporte dado pelos brasileiros, além de revelar que um terceiro longa da franquia já está em produção.
— O Brasil é a casa dos fãs mais barulhentos do mundo, não é mesmo? — provocou Hemsworth, levado a galera ao delírio.
O Tudum foi conduzido por Maisa, de De Volta aos 15, Chase Stokes, de Outer Banks, e Maitreyi Ramakrishnan, de Eu Nunca.... E o evento, grandioso, pouco teve espaço para improvisos, visto que todos os artistas tinham as suas falas roteirizadas e exibidas em teleprompters espalhados pelo local. Alguns, fugiam um pouquinho do script, mas logo voltavam, até porque cada painel contava com tempo curtíssimo, entre 5 e 10 minutos. Mas tudo funcionou com naturalidade.
Outros artistas que passaram pelo palco e deixaram o público eufórico foram India Amarteifio e Corey Mylchreest, de Rainha Charlotte, bem como Nicola Coughlan, que terá grande destaque na nova temporada de Bridgerton. A apresentadora Maitreyi também apareceu ao lado dos colegas Jaren Lewison e Darren Barnet, de Eu Nunca…, para uma despedida da série, que se encerrou na terceira temporada. O trio, emocionado, fez juras de amizade e o público aplaudiu efusivamente.
Uma das atrações mais esperadas pelos presentes era Henry Cavill, que subiu ao palco ao lado de Anya Chalotra, Freya Allan e Joey Batey para falar da terceira temporada de The Witcher — que vai marcar a despedida do astro da série. Com as pulseiras de todo o público brilhando nas cores predominantes do programa, o painel foi um dos mais bonitos esteticamente e ainda rolou uma prévia da nova temporada, que estreia no próximo dia 29.
— Eu estou sentindo o amor de vocês — disse Cavill para o público, que gritava por ele.
Uma adaptação muito esperada pelos fãs é Avatar: O Último Mestre do Ar, que ganhará uma série pela Netflix em 2024. E, no Tudum, um pouco da curiosidade pela produção pôde ser saciada. Com a presença do elenco — Gordon Cormier, Kiawentiio, Ian Ousley e Dallas Liu —, o painel divulgou as primeiras imagens da produção.
— Eu acho que esta versão em live-action vai trazer de volta tudo o que amamos na série original — garantiu o jovem e entusiasmado Cormier, que vive o protagonista Aang.
Uma outra adaptação de anime que a Netflix está preparando é One Piece, que estreia em 31 de agosto. E, envolta em desconfiança por parte dos fãs desde o anúncio, a atração provavelmente vai ganhar uma chance com os mais céticos. Afinal, Iñaki Godoy, Mackenyu, Emily Rudd, Jacob Romero Gibson e Taz Skylar, os protagonistas da produção, subiram ao palco com extremo entusiasmo, cativando a plateia. Emily, que interpreta Nami, inclusive, chorou ao falar com os fãs:
— Não vejo a hora de compartilhar isso com vocês.
Pouco depois, foi a vez de Arnold Schwarzenegger tomar conta do local para falar de Fubar, sua série que está em cartaz na Netflix. E, aos gritos de "Arnold, Arnold, Arnold", o astro ficou emocionado e agradeceu pelo carinho dos fãs.
— Vocês têm a maior energia, é incrível — elogiou o ator.
Aos 75 anos, ele ainda falou sobre as incontáveis perguntas sobre a sua aposentadoria:
— Os heróis de ação não se aposentam, eles apenas recarregam.
O próprio Schwarzenegger, depois de anunciar que Fubar vai ganhar uma segunda temporada, aproveitou para introduzir outra novidade: o anúncio que a sua ex-colega de O Exterminador do Futuro, Linda Hamilton, estará no elenco da quinta temporada de Stranger Things. Ela gravou um vídeo revelando a novidade.
Outro grande painel da noite foi também o último: o de Agente Stone, que levou para o palco Gal Gadot, Jamie Dornan e Alia Bhatt. Com grande produção, incluindo efeitos especiais e drones para iluminar a protagonista, que surgiu no meio da plateia, a prévia do novo filme de espionagem animou a galera, que ficou entusiasmada com Gal.
— Se todo mundo assistir ao filme e a gente tiver sorte de filmar a sequência, já sei onde vamos filmar: vai ser aqui — prometeu a protagonista, fazendo o público gritar o seu nome e aplaudir efusivamente.
No evento, Gal ainda juntou os braços como a Mulher-Maravilha, sua maior personagem do cinema, e ainda revelou o trailer de Agente Stone, que estreia em 11 de agosto.
O público
Bem antes do evento em si começar, os fãs mais dedicados já estavam posicionados nas grades que dividiam o palco da plateia. E, para conseguir chegar mais pertinho dos astros, as pessoas ficaram horas em pé, marcando lugar. É o caso de Marina Balugar, engenheira civil de 31 anos, que viajou de São Bernardo do Campo, também em São Paulo, para estender a sua bandeira do Brasil em direção ao palco e tentar chamar atenção dos artistas. Ela chegou às 11h30min e aguardou com paciência até o início do evento, às 17h30min.
— Estou achando este evento ótimo, porque sou muito fã do mundo geek faz alguns anos e vou a quase todas as convenções que têm por aqui e, quando soube do Tudum, vim também. Espero muito que a Gal, a Chris e o Arnold vejam a minha bandeira — contou.
E para aguentar tanto tempo em pé e sem perder o lugar na frente do palco?
— Não saio nem pra ir no banheiro. E, para isso, é só não beber água — explicou.
Gabriela Nascimento, professora de 34 anos, foi para o evento acompanhando Marina. Ambas são vizinhas em São Bernardo do Campo. Porém, cada uma tinha a sua própria bandeira estendida nas grades. E, para ela, a ideia era que Hemsworth e Gal vissem a sua bandeira, fossem até ela para tirar uma foto e ainda deixassem um autógrafo. Acabou não acontecendo, mas ela festejou mesmo assim.
— Um evento desses é muito legal porque traz uma visibilidade muito da hora para o Brasil. A gente é muito apaixonado, a gente gosta muito das coisas e aí é legal que todo mundo escolha vir para cá, fazer o evento aqui.
Vindas do Rio de Janeiro, as amigas Ana Rosa Maturana, atuária de 23 anos, e Dimitria Braga, advogada também de 23 anos, chegaram às 9h40min ao Tudum. A dupla se sacrificou ficando horas em pé para ver de pertinho Hemsworth, Gal Gadot, Schwarzenegger, Henry Cavill e a brasileira Maisa.
— Estar aqui é uma sensação maravilhosa, porque, se eu não me engano, foi a gente que surgiu com o Tudum, esse trocadilho, essa brincadeira. As atrações que estão aqui, a gente não tem outra oportunidade de ver, e é uma coisa surreal para quem é fã — disse Ana Rosa.
O evento, promovido pela Netflix, é gratuito e segue no Pavilhão da Bienal neste domingo, com atividades e mais alguns artistas passeando por lá. E, para assistir a transmissão global, que ocorreu neste sábado, ela está disponível no canal no YouTube do serviço de streaming: