A origem do termo "nerd" não é uma unanimidade. Possivelmente, a palavra foi lançada pelo escritor norte-americano Theodore Geisel, o Dr. Seuss.
No livro infantil If I Ran the Zoo (1950), ele apresentou um personagem meio esquisitão e zangado chamado justamente Nerd. A obra do autor, muito famoso nos Estados Unidos, teria sido, então, a inspiração para que a palavra se popularizasse e virasse uma gíria.
E o Dia do Orgulho Nerd?
Bem, a data é comemorada em todo o mundo em 25 de maio. As explicações para a escolha estão relacionadas à estreia do primeiro filme da série Star Wars, Uma Nova Esperança (1977), e ao Dia da Toalha, referência à obra Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, publicada originalmente em 1979 e adaptada ao cinema em 2005.
Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, GZH separou sete personagens que representam o público nerd, seja por sua dedicação aos estudos, amor pelas obras da cultura pop ou por terem superado desafios por serem, simplesmente, diferentes do "convencional".
Então, prepare a sua toalha e confira a lista de personagens nerds que, certamente, estão comemorando o dia de hoje:
Hermione Granger (Saga Harry Potter)
A sabe-tudo da saga Harry Potter tem muito orgulho de ser nerd. Ela já leu praticamente todos os livros sobre magia e tem na biblioteca de Hogwarts o seu lugar preferido do castelo. A bruxinha, que tem descendência "trouxa" — ou seja, é filha de pais não-bruxos — sofreu bullying por parte da turma de Draco Malfoy por isso, mas ela não se deixou abalar e é uma das responsáveis pela derrota de Lord Voldemort. Inclusive, existem teorias que dizem que Harry Potter não teria sobrevivido a todos os desafios que enfrentou sem a inteligência de Hermione. E quer saber? Não teria mesmo.
Peter Parker (Franquia Homem-Aranha)
Um dos personagens mais queridos pelos fãs dos quadrinhos, Peter Parker é um nerd de carteirinha. Estudioso, seja nas HQs, nas séries animadas ou nos filmes que são sucesso de bilheteria, o personagem sabe tudo sobre ciência e é um dos melhores da classe. Por vezes, considerado um gênio. O jovem, inclusive, em diversas representações, projeta seus equipamentos, como o lançador de teias ou o seu próprio uniforme. Nos longas do Universo Cinematográfico Marvel, por exemplo, ele cita diversas referências da cultura pop, como Star Wars — por sinal, montar a Estrela da Morte ao lado do amigo Ned era um dos seus passatempos.
Doc Brown (Trilogia De Volta para o Futuro)
Doutor Emmett Lathrop Brown, ou apenas Doutor Brown, é um dos personagens principais da trilogia De Volta para o Futuro (1985-1990), clássico da ficção científica e que, até hoje, conta com uma legião de fãs. A saga, que tem Marty McFly como protagonista, só pôde acontecer graças a Doc Brown e sua dedicação intensa — para não dizer obcecada — à ciência. Estudioso voraz, o personagem sofre um acidente em casa ao tentar pendurar um relógio e bate a cabeça na pia, tendo uma epifania. E é neste momento que ele tem a ideia de criar o capacitor de fluxo, que torna a viagem no tempo possível. A partir disso, tanto ele quanto Marty se metem em várias confusões no passado e no futuro, mas se safam usando a ciência — e um pouco de sorte, claro.
Sheldon Cooper (The Big Bang Theory e Young Sheldon)
Todos os protagonistas de The Big Bang Theory são nerds orgulhosos — com exceção da Penny —, mas Sheldon Cooper está acima dos demais. Inclusive, ele ganhou outra série, Young Sheldon, para mostrar mais de sua vida dedicada a se tornar um vencedor do Prêmio Nobel. O personagem é fissurado por histórias em quadrinhos, Star Wars, Star Trek e tudo relacionado à cultura pop, além de ser uma das maiores mentes do século 21, de acordo com ele mesmo. Com Sheldon e seus amigos, toda uma geração de nerds ganhou mais confiança e, apesar da série dividir opiniões, ela trouxe para o mainstream assuntos que, antes, eram restritos a pequenos grupos. Para o bem ou para o mal, hoje, a saudação vulcana é amplamente conhecida e as camisetas de super-heróis estão na moda.
Ben Wyatt (Parks and Recreation)
Quem vê Ben Wyatt sempre de terno e gravata e trabalhando em repartições públicas ou em escritórios de contabilidade não imagina o quão fissurado ele é em cultura pop. O marido de Leslie Knope, protagonista de Parks and Recreation, é um dos nerds mais apaixonados por esse universo. Tanto é que um dos presentes que mais lhe deixou feliz foi um trono de ferro de Game of Thrones que ele ganhou da esposa. Na ocasião, ele não conseguiu conter a emoção e, como todo bom nerd, sentou-se na réplica e começou a interpretar diversos personagens da série. E esta não é a sua única paixão. Ele constantemente traz referências da cultura pop para as conversas — por mais que ninguém entenda o que ele diz e acabe sendo zoado por isso. Ben, inclusive, já escreveu fanfics sobre Star Trek e, quando ficou desempregado, desenvolveu um RPG chamado Cones of Dunshire, que virou sensação em escritórios de contabilidade. Um nerd de respeito.
Spencer Reid (Criminal Minds)
Spencer Reid terminou o Ensino Médio com apenas 12 anos, entrando na faculdade aos 13. Tem três PhDs (doutorados), QI de 187, memória fotográfica e consegue ler 20 mil palavras por minuto — ele consome livros imensos em questão de poucas horas. Fonte inesgotável de informações, ele é essencial para a resolução dos casos mais difíceis e complicados da série Criminal Minds. E são muitos. Um dos personagens mais inteligentes da TV, Spencer também é um dos integrantes mais queridos por parte dos fãs do programa. Apesar de não ser muito talentoso em relação a tratos sociais, ele é um amigo fiel e fã de cultura pop. Inclusive, foi a uma convenção de Doctor Who fazendo cosplay de Fourth Doctor, mostrando que é conhecedor de longa data de uma das séries mais queridas pelo público nerd.
Scott Pilgrim (Scott Pilgrim Contra o Mundo)
Scott Pilgrim Contra o Mundo pode não ter sido um sucesso de bilheteria, mas é uma obra muito querida para o público nerd. Baseado em quadrinhos, o filme apresenta em seu protagonista um jovem inseguro, tímido e com sérios problemas de relacionamentos. Porém, ao se apaixonar por Ramona Flowers, ele precisa enfrentar todos os seus ex-namorados e, para isso, entra em batalhas carregadas de referências à cultura pop. Seu conhecimento naquele universo é essencial para que ele saia vitorioso. Em cada fase, o rapaz aprende a não lutar apenas pela garota que ele gosta, mas também por si mesmo, aprendendo a importância do amor próprio.