Um espaço eclético. Desde que foi inaugurado, em 13 de maio de 2000, o Anfiteatro Pôr do Sol entrou para a história de Porto Alegre por receber eventos diversos — em sua maioria, gratuitos. Claro que os destaques sempre foram os shows, mas isso não impediu que o espaço também fosse palco para outras atividades — até mesmo linha de chegada para pilotos de Rally.
Agora, após a decisão da prefeitura da Capital de demolir a edificação, que atualmente está abandonada, com pichações e sinais de degradação, GZH separou alguns momentos marcantes que o espaço proporcionou para os porto-alegrenses. E não dá para dizer que o local não foi bem frequentado — já na inauguração, subiram ao palco Geraldo Flach, Renato Borghetti e Titãs. Relembre de outros abaixo.
Fórum Social Mundial
No ano seguinte à sua inauguração, o Anfiteatro Pôr do Sol foi um dos protagonistas da primeira edição do Fórum Social Mundial, realizada em Porto Alegre, em janeiro de 2001. O evento reuniu ativistas e militantes de diversas organizações sociais internacionais para se manifestarem contra o neoliberalismo, a globalização, a Alca e a miséria global, em um encontro que se apresentava como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, de Davos, na Suíça. No total, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas de 117 países diferentes, sob o lema "Um outro mundo é possível". No palco às margens do Guaíba, nomes como Nação Zumbi, Nando Reis, Beth Carvalho, Bidê ou Balde, Leci Brandão, Ultramen, Vitor Ramil e Lobão marcaram presença.
Aniversário
Em 16 de junho de 2002, o Anfiteatro Pôr do Sol foi o salão de festa escolhido para celebrar os três anos do programa Patrola, sucesso da RBS TV comandado por Gabriel Moojen e Mauren Motta. Depois de um desfile com um caminhão de som que saiu da Usina de Gasômetro, os grupos Da Guedes, Ultramen, Cachorro Grande, Bidê ou Balde, Comunidade Nin-Jitsu, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados e Nenhum de Nós foram as atrações da comemoração, que reuniu uma multidão.
Viva
O projeto Viva promovido pela Nivea trouxe para o palco do Anfiteatro Pôr do Sol diversos artistas consagrados em shows gratuitos. O primeiro, em 2012, contou com Maria Rita homenageando a sua mãe, Elis Regina, em uma turnê com início justamente em Porto Alegre. Dentro da proposta, nos anos seguintes, o espaço ainda recebeu Vanessa da Mata homenageando Tom Jobim em um dia de chuvarada; Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá cantando clássicos do samba; Ivete Sangalo e Criolo prestando tributo a Tim Maia; Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis e Paula Toller exaltando o rock nacional; e Skank, Céu e Jorge Ben Jor entoando os sucessos do próprio Jorge Ben.
Clima de Copa
A Copa do Mundo de 2014 pode ter sido traumática pelo futebol apresentado pela Seleção dentro de campo, mas ficou na memória dos brasileiros pelo clima festivo que tomou conta do país. Em Porto Alegre, não foi diferente. E o palco de boa parte da festa foi o Anfiteatro Pôr do Sol, que abrigou o Fifa Fan Fest, com a exibição dos jogos da competição e, também, com shows de diversos artistas. Kleiton & Kledir, Banda Eva, RPM, Dudu Nobre, Armandinho, Papas da Língua, Belo, Chimarruts, Neto Fagundes, Renato Borghetti, Shana Muller, Cidadão Quem, Nenhum de Nós e Reação em Cadeia foram apenas alguns dos que marcaram presença no evento.
Gravações de DVD's
Mesmo que o Anfiteatro Pôr do Sol seja demolido, ele foi eternizado na obra de alguns artistas. Em 2005, o grupo gospel Diante do Trono escolheu o palco para se apresentar para uma multidão que tomou conta do espaço do anfiteatro e das adjacências. Da apresentação, surgiu o DVD Ainda Existe Uma Cruz. Um ano depois, o Tchê Barbaridade gravou o DVD Ao Vivo em Porto Alegre no espaço. No mesmo ano, a banda mineira Jota Quest realizou no local as filmagens do DVD Até Onde Vai ao lado do público gaúcho.
Esquadrilha da Fumaça
Numa manhã de sexta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o Anfiteatro Pôr do Sol serviu de arquibancada para que os porto-alegrenses acompanhassem uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que coloriu o céu às margens do Guaíba e encantou o público, que se impressionou com a proximidade com que os aviões voavam. Um show nas alturas, com 22 acrobacias sendo executadas por sete aviões das Força Aérea Brasileira (FAB) em cerca de 35 minutos de apresentação. Foi em 12 de outubro de 2012, em comemoração ao centenário do Colégio Militar de Porto Alegre.
Papo com o pastor
Em maio de 2013, milhares de pessoas se reuniram no Anfiteatro Pôr do Sol em evento promovido pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Isso porque o líder da igreja, o apóstolo Valdemiro Santiago, esteve presente no local para falar com os fiéis, que levaram sombrinhas, guarda-chuvas, guarda-sóis e cadeiras de praia para ouvirem as palavras do religioso. Além dos porto-alegrenses, caravanas de Estados vizinhos, e também de países como Argentina e Uruguai, estiveram presentes. Dezenas de ônibus de excursão foram estacionados nas imediações do anfiteatro, trancando o trânsito.
Louvor e música
O Festival Promessas reuniu mais de 10 artistas da música gospel no palco do Anfiteatro Pôr do Sol em outubro de 2017. O evento, que integrava a Festa Nacional da Música, foi apresentado pelo cantor Fabinho Vargas, que participava do grupo tradicionalista gaúcho Tchê Guri. A cantora Bruna Karla, homenageada no festival, também compareceu. Os demais shows foram de Pregador Luo, Eli Soares, Regis Danese, Ton Carfi, Alisson & Neide, André & Felipe, Camila Campos, Anayle Sullivan, Tanlan, Maurício Paes e Paulo Figueiró. Estima-se que 50 mil pessoas presenciaram o evento.
Linha de chegada
Em dezembro de 2019, o Rio Grande do Sul foi a terra do Rally por um fim de semana, quando, após 15 anos, o Rota Sul voltou a ser disputado por aqui. O percurso começou em uma sexta-feira (6), em Pelotas, e terminou em Porto Alegre, na tarde do sábado (7). A linha de chegada foi no Anfiteatro Pôr do Sol. Às margens do Guaíba, os pilotos que completaram a etapa estacionaram os carros e aproveitaram o clima festivo na Capital para uma grande confraternização da "família Rally".
O último show
Um dos maiores eventos do sertanejo no Brasil, o VillaMix Festival teve a sua segunda edição realizada em Porto Alegre no dia 18 de maio de 2019. Promoção da rádio 92, a atração contou com uma megaestrutura montada no Anfiteatro Pôr do Sol: foi uma área cercada de 20 mil metros quadrados, onde o público assistiu a shows de alguns dos nomes mais fortes do sertanejo nacional, como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Matheus & Kauan, além do MC Kevinho e do DJ Alok. Como o palco do Pôr do Sol já estava comprometido e sem alvará de liberação do Corpo de Bombeiros, uma outra estrutura, de 500 metros quadrados, foi montada especialmente para o evento, que reuniu mais de 20 mil pessoas.