Flagrantes da vida e da arte ilustram as escadarias da Borges de Medeiros, em Porto Alegre, na quarta edição da Street Expo Photo. Considerada a maior exposição fotográfica a céu aberto do país, a mostra irá exibir o trabalho de 122 fotógrafos do Brasil e do Exterior até 12 de janeiro.
Espalhadas em 17 painéis retangulares, cada um com dois metros de comprimento por um metro de altura, as fotos compõem um mosaico das percepções de cada artista. A cores ou em preto e branco, estão ali a quietude das províncias interioranas e a grandiosidade opressora das metrópoles, a natureza selvagem e o caos urbano, a humanidade dos retratos e a beleza artificial das montagens.
Abusando de diferentes técnicas e do olhar aguçado, cada artista expõe seu recorte do universo, seja a solidão de uma carcaça de barco na praia de Mostardas, a aridez do deserto egípcio, o charme dos telhados parisienses ou o olhar inocente de um menino no banho de rio.
Em meio à tarde quente deste sábado (11), as irmãs Paula e Cláudia Camboim desciam as escadarias procurando as imagens de um fotógrafo em especial, o irmão Rogério Camboim. Após encontrarem as duas obras expostas – a fachada de uma casa antiga de periferia e a silhueta de um gato na clausura da pandemia –, elas aproveitaram para apreciar os demais painéis.
— Eu dificilmente viria ao centro de Porto Alegre num sábado à tarde. Então, acho sensacional a ideia de a exposição aproveitar o espaço urbano. Valoriza o patrimônio histórico e as próprias fotografias — comenta Paula.