A Fundação Cultural Palmares publicou nesta terça-feira (17), no Diário Oficinal da União, o edital de um concurso para substituir o atual logotipo da instituição, que faz referência ao machado de Xangô, um orixá da cultura afro-brasileira.
Em seu perfil no Twitter, o presidente da fundação Sérgio Camargo já tinha se manifestado sobre a possibilidade de uma nova identidade visual para a instituição com a justificativa de que o Estado era laico. “O logotipo da Palmares sempre me desagradou, mas eu achava que era uma palmeira estilizada. Santa ingenuidade!”, escreveu Sérgio.
Segundo o edital, a escolha da nova arte deve evidenciar e seguir o "preceito constitucional da laicidade do Estado e ainda a grande diversidade existente no país". O texto pede ainda que a marca tenha formas e cores que remetam à nação brasileira, seja original e inédita, podendo ser produzidas em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos.
Para participar do concurso, que será julgado por uma comissão formada por cinco servidores e presidida por Camargo, o inscrito deve ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos e residente no Brasil. O resultado será divulgado em 7 de dezembro, e o ganhador será premiado com R$ 20 mil