O diário de quem apostou na esperança
Os meses de incerteza diante da expectativa pela vacina contra a covid-19 foram de muito trabalho para a cineasta Sandra Kogut. Animada com o início dos testes de imunizantes contra a doença, a diretora acompanhou remotamente a realidade de 10 pessoas que aceitaram receber a proteção no período de testes. Este diário de bordo está no documentário voluntário ****1864 – quem são os anônimos da vacina?. O filme está disponível desde o domingo (1) no Globoplay.
— Fiquei impressionada com a história do seu Newton, um voluntário de 80 anos que nunca tinha tomado uma vacina na vida. Há também a Rosalia, de Brasília, que participou da primeira campanha de vacinação no Brasil. Também me emociono com os registros pessoais, a vida que segue, bebês que nascem, casais que casam e ciclos que se encerram. O que mais me emociona é isso: a vida que segue, a coragem das pessoas — detalha Sandra, em entrevista por e-mail a GZH.
Realidade
O longa segue a vida dos voluntários, que também manejam câmeras e mostram tudo em primeira pessoa — destacando suas realidades até a aplicação dos imunizantes.
— Parece quase um milagre que este filme exista, feito na pandemia, em um momento em que os apoios às artes e à cultura estão tão ameaçados. Olho para o filme e vejo um retrato deste momento, feito no calor da hora, quase uma pedra bruta. É também um documento histórico, uma carta para o futuro — acredita Sandra.
Há também um viés político importante: nos primeiros minutos, o documentário faz um panorama da situação política brasileira.
— Temos um governo negacionista, que boicotou as vacinas e foi no mínimo omisso no combate à pandemia. O filme tenta mostrar as consequências dessas decisões. Como aquilo se traduz na prática na vida de cada um de nós? Impossível alguém não se reconhecer — salienta a cineasta.
Bastidores da música com Mark Ronson
A Apple TV+ divulgou, neste fim de semana, a temporada completa de Watch the Sound with Mark Ronson, série documental em seis episódios que mostra os bastidores da música. Apresentada por Mark Ronson, vencedor de sete Grammy, a produção mostra as histórias não contadas por trás da criação de faixas e até onde os produtores estão dispostos a ir para encontrar o som perfeito. Ronson explora a interseção da música com a arte e a tecnologia em conversas francas com ícones da música, como Paul McCartney, Questlove, King Princess, Dave Grohl, Charli XCX, e Ad-Rock e Mike D, dos Beastie Boys.
Vencedor de Gramado
Nesta segunda (2), às 20h45min, o canal pago Lifetime exibe Como Nossos Pais, drama nacional estrelado por Maria Ribeiro e Paulo Vilhena e vencedor de seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de Melhor Filme. Na trama, Rosa (Maria Ribeiro) vive uma vida infeliz. Em crise no seu casamento com Dado (Vilhena) e com seus pais progressistas, ela sustenta a casa com um trabalho frustrante que a sufoca e mata a cada dia a vontade de se tornar dramaturga.
Literatura na rádio da UFRGS
Após estrear no domingo (1) na Rádio da Universidade, emissora da UFRGS, o programa Da Estante inicia nesta segunda (2) a sua programação semanal, de segundas a sextas, às 20h, com apresentação de Liz de Bortoli. O projeto voltado para amantes da literatura terá narrações de textos curtos, como poemas, contos e crônicas.
Nesta semana, o homenageado será o poeta Mario Quintana (cujos 115 anos de nascimento foram lembrados na sexta-feira), com uma seleção especial de seus poemas. O programa disponibiliza o e-mail daestante@ufrgs.br como um canal de envio de relatos sobre as leituras.
Os 70 anos de Tony da Gatorra
Com uma live transmitida a partir das 21h desta terça-feira (3), o músico Tony da Gatorra celebra seus 70 anos de idade. O evento será realizado em parceria com o coletivo Música da Casa Verde e irá relembrar a trajetória do artista, conhecido como "o inventor da gatorra" – instrumento musical que mistura percussão eletrônica e sintetizadores. A transmissão será pelo YouTube da Música da Casa Verde.
Ícone cult tocando nas principais capitais brasileiras, Tony dividiu o palco com nomes como Nick McCarthy (Franz Ferdinand) e realizou duas turnês pelo Reino Unido.