O influencer Carlinhos Maia foi condenado, nesta quarta-feira (18), a pagar R$ 30 mil por ter rabiscado um quadro da artista sergipana Lau Rocha, em um hotel de Aracaju (SE), em 2019. A decisão do juiz José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível, é passível de recurso. As informações são do G1.
"O ato praticado pelos demandados implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da requerente e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade, o que é suficiente a ela conferir o direito ao ressarcimento de quem, sem sua autorização, assim procedeu", diz a definição judicial.
Na ocasião, Maia postou vídeos nas redes sociais em que desenhou olhos e boca no quadro de Lau e uma foto com a legenda "os hóspedes do hotel vão me agradecer". Após a repercussão negativa nas redes, o influencer alegou que teria recebido autorização da dona do estabelecimento em que a arte estava.
Após a decisão da Justiça, a autora comemorou a sentença na web. "Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância", escreveu ela, em seu perfil no Instagram.
Além de Maia pagar a indenização, a proprietária do hotel deverá pagar outra multa adicional e devolver o quadro à artista.
Até o momento, Maia e o hotel não se manifestaram sobre o caso.