Fechado há mais de 10 meses por conta da pandemia, o Instituto Ling será reaberto nesta quinta-feira (4). Seguindo protocolos sanitários e agendamento de visitas guiadas, o centro cultural de Porto Alegre retoma as atividades com a mostra Decupagem, que reúne 29 obras e 90 documentos da artista plástica mineira Iole de Freitas. O espaço também volta a receber apresentações musicais a partir de sábado (6).
Nesta reabertura, a visita ao Ling é gratuita e poderá ser realizada somente com agendamento prévio pelo site da instituição, com horários disponíveis para quintas, sextas e sábados, às 14h, às 15h30 ou às 17h. Só será permitida a entrada de grupos de até cinco pessoas por vez.
Com duração total de uma hora, as visitas serão guiadas pela equipe do programa educativo do instituto, o que pode também incluir uma passagem pelas obras do acervo permanente de arte contemporânea do Ling. O centro cultural prevê intervalos de 30 minutos entre cada visitação, em que será realizada a higienização dos espaços, além de evitar que grupos se cruzem. A distribuição dos catálogos da exposição será feita virtualmente, sendo enviada para o e-mail dos visitantes. O uso de máscara será obrigatório.
Para esta retomada, o Ling teve consultoria dos profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre para a elaboração das medidas preventivas e os protocolos sanitários, além de adaptações na estrutura.
— Depois de 10 meses oferecendo programação exclusivamente online, voltamos a receber público de forma gradual e sempre observando o contexto da pandemia. Essa reabertura será gradual — atesta a gerente do centro cultural, Carolina Rosado.
Decupagem
Com curadoria de João Bandeira, Decupagem poderá ser visitada no Ling até o dia 29 de maio de 2021. A mostra apresenta o percurso artístico de Iole de Freitas em mais de 40 anos de atuação.
— A exposição é bastante abrangente, pois apresenta esculturas, fotografias, maquetes, desenhos, documentação sobre a produção artística. Há uma diversidade grande também de materiais nas esculturas, como aço inox, placas de policarbonato, fio de cobre e latão. Temos também uma obra inédita que foi produzida especialmente para ocupar a nossa galeria — conta Carolina.
Decupagem contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super-8, chegando até as produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Em seu texto curatorial, Bandeira destaca: "A noção de decupagem, significando ações que produzem continuidades a partir de recortes, poderia caracterizar sumariamente a extensa produção de Iole de Freitas, em mais de quatro décadas de atividade artística – e, paralelamente, a proposta da curadoria".
"Como se pode ver nas obras e documentos desta exposição, desde os anos 1970 seu trabalho se desdobra em continuidades que, em boa parte, vivem de sua disposição entrecortada. Da faca que avança rompendo um tecido, em um de seus filmes daquela época, até os desvios que tubos metálicos e placas de policarbonato impõem a si mesmos, recortando os grandes espaços onde se instalam enquanto se lançam vigorosamente neles, em obras mais recentes", aponta o curador.
Para quem não quiser sair de casa, Decupagem ainda poderá ser conferida no formato online, no site do instituto, que também contará com um documentário apresentando a exposição com relatos de Iole e do curador João Bandeira.
Música no Ling
As atividades musicais no Ling serão retomadas em formato híbrido: o público poderá acompanha online ou diretamente do Salão de Eventos do Instituto. Nesse formato, o centro cultural receberá shows e concertos mensais, com artistas internacionais, nacionais e locais selecionados a partir da curadoria da Branco Produções. As apresentações terão plateias reduzidas para grupos entre 15 e 40 pessoas.
A retomada da música no Ling começa neste sábado (6), às 20h, com show do projeto Violões do Sul – composto por Mathias 7 Cordas, Neuro Júnior e Thiago Colombo.
As Audições Comentadas de Jazz, programação comandada pelo jornalista Paulo Moreira, também estrearão no formato híbrido no próximo dia 18, às 19h30min, com aula musical sobre Tom Jobim e pocket show com o casal de músicos James Liberato e Ana Cris Bizarro, interpretando alguns clássicos do maestro. Os ingressos podem ser adquiridos no site do instituto.
Perspectivas para 2021
Para este ano, Carolina afirma que o Ling está planejando uma agenda bastante extensa, que envolve novos projetos, como o Arte e Tecnologia (curso gratuito de formação sobre a potencialização da arte nos ambientes digitais), uma exposição com performances com Nuno Ramos e programações híbridas, entre tantos projetos. De acordo com a gerente, são mais de 300 atividades culturais previstas para o Instituto em 2021.
— Estamos desenvolvendo formatos que podem ser inteiramente online, mas que também possam receber pequenas plateias presenciais, ou seja, o tal formato híbrido. A palavra-chave é adaptação. Estamos buscando descobrir caminhos para continuar proporcionando momentos de fruição artística, com responsabilidade e segurança — garante Carolina.
Serviço — Decupagem
- Período de visitação: de quinta até o dia 29 de maio.
- Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras).
- Horários: quintas, sextas e sábados, às 14h, às 15h30 ou às 17h.
- Entrada: gratuita, mediante agendamento prévio pelo site www.institutoling.org.br.
- As visitas: têm duração de 60 minutos e podem receber grupos de até cinco pessoas em cada horário. Os encontros serão guiados pela equipe do programa educativo do centro cultural e podem incluir também uma visita às obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling. Após o agendamento da visita, o público receberá a versão digital do catálogo da exposição por e-mail.