A crise do coronavírus obrigou a vida cultural a migrar para a internet. Uma pesquisa realizada pelo Itaú Cultural e Datafolha, divulgada nesta terça-feira (20), mostra que esse movimento foi bem visto pelos brasileiros: para 67% deles, houve melhora na democratização do acesso a conteúdos culturais nas redes. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Segundo a Folha de S. Paulo, o documento ainda aponta que as classes A e B são as que mais enxergam essa melhora, 72%. O percentual mais baixo fica por conta da classe C, no qual apenas 63% concordam que houve democratização da cultura. Já nas classes D e E, 71% afirmam o mesmo.
Além disso, a maior parte dos entrevistados tende a participar das versões online de atividades culturais que frequentavam presencialmente. Daqueles que foram ao cinema nos últimos 12 meses, 87% veem filmes e séries digitalmente. Entre aqueles que vão a shows presenciais, 72% afirmaram terem assistido à transmissões de apresentações.
A pesquisa também identificou que 71% dos brasileiros entre 16 e 65 anos utilizam a internet diariamente, e somente 7% dizem não ter acesso. O celular é apontado como o principal meio de usar a internet para 90%