Prestes a completar 40 anos em dezembro, o bar Ocidente retoma as atividades nesta quinta-feira (8), mas no formato de pub. Fechada desde 14 março, a casa estava oferecendo almoço por telentrega e takeaway nos últimos meses.
O horário de funcionamento será de quinta a sábado, das 18h às 22h — quem estiver dentro do casarão, pode permanecer até as 23h. No formato de pub, haverá mesas na calçada, no terraço e no salão principal, sempre com as janelas abertas. Também haverá limite de ocupação e de distanciamento controlado.
— Vamos trabalhar com uma população interna super pequena. Só as mesas que podem estar em janelas ou, pelo menos, a três metros uma das outras. Estamos mudando o modo de funcionar do bar. Não teremos mais a música alta. Vamos fazendo do jeito que é possível e permitido, do jeito que nós nos sentimos seguros aqui dentro — descreve Fiapo Barth, proprietário do bar.
Em um primeiro momento, o Ocidente só irá servir bebidas, mas a ideia é que passe a oferecer comida também. Segundo Fiapo, o formato pub que o Ocidente irá adotar para reabrir é experimental.
— É uma realidade que a gente nunca imaginou. Eu não tenho nem certeza que é viável economicamente abrir dessa forma. O Ocidente é muito segmentado. Então precisa de muita gente para dar atenção para os clientes em tantos ambientes diferentes. Nós vamos usar todos os ambientes para espalhar as pessoas e diminuir os riscos — analisa.
Fiapo ressalta que essa era a única forma de retomar as atividades antes de existir uma vacina para a covid-19. Porém, ele acrescenta que ainda está tateando para "como é a nossa realidade".
O empresário conta que, ao colocar as mesas na calçada para testar o formato, as repostas dos transeuntes na rua foram muitos positivas. Segundo Fiapo, o público se empolgou com o modelo.
— Dá uma certa luz no fim do túnel para as pessoas. Uma forma de ir experimentando como se trabalha nesses novos tempos. Contando que chegue uma vacina logo — pontua Fiapo.