O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta segunda-feira (14) que a nova sede da instituição levará o nome do abolicionista André Rebouças. Em publicação no Twitter, ele justificou a decisão: "Uma honra para a Fundação! Rebouças foi abolicionista, monarquista e brilhante engenheiro".
Nesta terça-feira (15), Camargo também afirmou que, enquanto estiver no órgão, Zumbi não receberá homenagens. "Enquanto eu estiver na presidência da Fundação Cultural Palmares, Zumbi não receberá homenagens. Zumbi é o principal símbolo da ideologia que promove o rancor, o desejo de vingança e a mentalidade de vitimização dos negros no Brasil", disse.
De acordo com o jornal O Globo, Camargo já havia sugerido, em maio, mudar o nome da Fundação Palmares para homenagear o engenheiro. “Vocês já imaginaram? 'Fundação Cultural André Rebouças'. Não é outro nível?", escreveu.
O presidente da Fundação Palmares também é acusado por historiadores de tentar reescrever a trajetória de lutas dos negros. O site da instituição foi alvo da Justiça em 29 de maio, quando foi determinada a retirada de artigos que atacavam Zumbi.