Com atuação em 14 países, o grupo empresarial controlado pela família Ling começou de maneira modesta, no interior gaúcho. Há 65 anos, o patriarca Sheun Ming Ling (1921–2020) deu início a seus negócios em Santa Rosa, onde foi acolhido pela sociedade local e ajudou o Brasil a se tornar um dos maiores produtores de soja e derivados do mundo. Hoje, seus herdeiros administram a holding Évora, que atua na industrialização e comercialização de polipropileno e de tampas plásticas e de reflorestamento.
Vindos da China, Sheun Ming e sua esposa Lydia Wong mal sabiam falar português quando chegaram ao novo país. Para retribuir ao Rio Grande do Sul e ao Brasil a boa recepção da família, o grupo fundou o Instituto Ling. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da educação, cultura e saúde, que festeja 25 anos.
Apesar de momentaneamente não receber visitas, por conta da pandemia, o centro cultural que sedia a instituição segue com uma agenda virtual agitada. Nas próximas semanas, estão previstos desde recitais a debates sobre envelhecimento (confira abaixo).
— O centro cultural é um espaço para acolher pessoas que querem enriquecer suas almas com arte, cultura e educação. É também um espaço para as pessoas se encontrarem, mas só vamos reabrir quando tivermos segurança de acolher nosso público sem medo. Não temos pressa — afirma William Ling, diretor do Instituto.
A história do Instituto Ling teve início em 1995, com um programa de bolsas de estudo para jovens com potencial de liderança. De lá para cá, já destinou mais de US$ 7 milhões ao projeto, a maior parte destes para cursos de mestrado e pós-graduação em universidades dos EUA e Europa. Já somam quase 350 os beneficiados com bolsas no Exterior.
— O que me traz otimismo e esperança é a juventude. Tenho o privilégio de todos os anos conhecer, entrevistar e avaliar mais de uma centena dos melhores jovens de diferentes áreas. Percebo nos jovens de hoje a determinação de trabalhar na área pública, em ONG na política. Isso é uma coisa que eu não via no passado. Esse é o principal indicador de que o Brasil está mudando para melhor — avalia William.
Em 2014, o Instituto Ling avançou para consolidar também sua atuação nas artes, com a inauguração de seu centro cultural, no bairro Três Figueiras. O espaço se tornou um ponto de referência da Capital na disseminação do conhecimento e do pensamento livre. O prédio, assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld, tem três pavimentos e totaliza 3,2 mil metros quadrados, dedicados a promover eventos culturais e cursos, que seguem realizados a distância em meio à pandemia. Em seis anos de atuação, o centro cultural já recebeu mais de 150 mil visitantes.
Tradição
No campo da saúde, a família Ling já tem tradição de atuação e, há quatro anos, vem intensificando o vínculo por meio do Instituto. Sheun Ming, que morreu em março, fazia parte da irmandade da Santa Casa. Além disso, Lydia Wong também atua em projetos que apoiam pacientes de câncer.
Em 2015, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar na Capital.
— Esses investimentos em saúde perpetuam a ligação de meu pai com a Santa Casa e de minha mãe no combate ao câncer — explica William.
Para o coordenador do Instituto, o Brasil pode se beneficiar se a sociedade civil se organizar para garantir acesso mais amplo à educação e cultura:
— Temos de perder a mentalidade de que investimentos sociais em educação, cultura e saúde têm que ser algo exclusivo do setor público. A sociedade civil deveria também tomar para si essa responsabilidade.
Próximos eventos*
12/9, às 15h
Recital com o pianista israelense Alon Goldstein
Repertório clássico com composições de Beethoven, Scarlatti, Debussy, Bernstein, Albéniz, Chopin e Schubert.
Transmissão pelo canal InstitutoLingCultural, no YouTube
16/9, às 18h30min
Os segredos para envelhecer (muito) bem
A médica geriatra Berenice Maria Werle e a nutricionista Neide Maria Bruscato desvendam mitos e verdades sobre nutrição e movimento na terceira idade.
Inscrições gratuitas pelo site https://institutoling.org.br/
17/9, às 18h30min
O Meu Filme Favorito
O diretor Paulo Betti é o convidado da quarta edição virtual do projeto. O artista comentará Central do Brasil, de Walter Salles.
Inscrições gratuitas site https://institutoling.org.br/
23/9, às 16h
Poesia no Ling
Aula conduzida pelo escritor Diego Grando falando sobre a composição poética e a contemporaneidade na obra de Carlos Drummond de Andrade.
Inscrições pelo site https://institutoling.org.br/
*Todos os encontros são virtuais