A Secretaria da Cultura do Estado divulgou, nesta sexta-feira (29), o edital que irá disponibilizar cerca de R$ 3 milhões para projetos culturais do Rio Grande do Sul. O FAC Digital RS pretende direcionar o valor para artistas, técnicos e produtores de cultura com iniciativas que conectem pessoas virtualmente durante o período de isolamento social.
Realizado em uma parceria inédita entre o Pró-Cultura RS/FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark, o edital pretende contemplar 1.940 projetos, individuais ou coletivos, no valor de R$ 1,5 mil cada. Podem se inscrever brasileiros que estejam em isolamento em todas as regiões do Rio Grande do Sul, que possuam CPF e conta bancária individual.
Os projetos devem seguir as medidas de prevenção à coronavírus recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, sem a ocorrência de aglomerações e devem ter relação com as atividades: artes visuais; audiovisual; artesanato; culturas populares; cultura viva; circo; diversidade linguística; dança; livro, leitura e literatura; memória e patrimônio; museus; música e teatro. A execução dos projetos fica imediatamente autorizada após a divulgação do resultado e deverá ocorrer em até 60 dias.
As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 18 de junho. Mais informações no site.