O desenhista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, colocou o Cascão para lavar as mãos em tempos de combate ao coronavírus. A ilustração viralizou nas redes sociais, já que o personagem é conhecido por não gostar de tomar banho e estar sempre "sujinho".
O objetivo, segundo o cartunista, era passar uma mensagem positiva e alertar sobre a importância da higiene pessoal no combate à disseminação do vírus. Em entrevista ao programa Supersábado da Rádio Gaúcha, Maurício falou um pouco sobre a iniciativa:
— Ele não é bobo nem nada. Tava todo mundo preocupado com isso, aquele pavor com o coronavírus e ele pensou: "Vou entrar na onda do pessoal que está preocupado com os cuidados" — disse Maurício, bem-humorado.
Ele destacou como encara a tarefa de colaborar para conscientizar o público infantil sobre a pandemia, com a mudança de hábitos do Cascão:
— Fico muito feliz de poder colaborar, não só eu, mas toda minha equipe. Me sinto privilegiado de através de personagens poder passar mensagens e educar, além de trazer diversão e entretenimento nesse momento difícil.
Segundo o cartunista, porém, esta não é a primeira vez que Cascão se molha por uma boa causa. No passado, ele já participou de campanhas de conscientização sobre a importância da higiene infantil.
— Ele ajuda quando se mostra lavando as mãos, orientando os leitores e dialogando com o público infantil — afirmou.
Maurício contou que a principal dúvida da criançada é se o personagem irá continuar lavando as mãos após a pandemia:
— Ele é tão esperto que eu acho que vai gostar desse novo hábito — opinou o cartunista.
O artista comentou ainda que a iniciativa de liberar gibis de forma gratuita no site da Turma da Mônica é uma forma de distrair em tempos de isolamento social, além de ajudar na alfabetização das crianças:
— Leiam, brinquem, aproveitem — pediu.