Convidada por Regina Duarte, Susana Vieira, 77 anos, não vai comparecer à posse da colega como nova secretária de Cultura de Jair Bolsonaro, uma cerimônia que ocorre nesta quarta-feira (4), em Brasília. Segundo a assessoria de imprensa da atriz, ela vai gravar a semana inteira nos Estúdios Globo no Rio e, por isso, não poderá estar presente na cerimônia.
Susana Vieira está no ar como a personagem Emília, da novela Éramos Seis. Ela é uma das principais apoiadoras de Regina no novo cargo.
— Eu acho a Regina maravilhosa, e ela vai fazer bem (o trabalho na Secretaria). Quero que todo mundo a respeite. Quem não respeitar, vou sair na porrada. Pronto, já dei a frase que vocês (jornalistas) queriam", afirmou a atriz, em entrevista durante o Carnaval, no Rio.
Regina Duarte foi convidada pelo governo para assumir a pasta no dia 17 de janeiro. Ela entra no lugar de Roberto Alvim, demitido por Bolsonaro após publicar um vídeo parafraseando um ministro da Alemanha nazista.
— Que Deus me ilumine para que eu possa agora, na Secretaria Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, honrar meus aprendizados em benefício das artes e das expressões culturais da população do meu país — afirmou Regina, ao aceitar o cargo.
Na última sexta-feira (28), a Globo divulgou nota oficializando o rompimento do contrato da atriz com a emissora. Regina Duarte estava no elenco da emissora desde 1969, quando atuou no folhetim Véu de Noiva.
Desde então, deu vida a papéis marcantes na teledramaturgia brasileira. Ao todo foram 31 novelas, oito especiais e centenas de episódios em séries e minisséries na Globo.
Uma das novelas mais marcantes que a atriz participou ao lado de Susana Vieira foi Por Amor, sucesso de 1997, reprisada no ano passado pela Globo. Na história de Manoel Carlos, Regina deu vida à protagonista Helena, que tinha embates frequentes com a vilã Branca, interpretada por Susana.