Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre orientou produtoras culturais a cancelar eventos com mais de cem pessoas, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Algumas produtoras acataram o pedido, mas muitos espetáculos seguem agendados. Além disso, as grandes redes de cinema seguem com programação normal.
Neste sábado, a Opus Entretenimento informou que, por conta da orientação da Prefeitura, o espetáculo Mundo Bita, que ocorreria no Teatro do Bourbon Country neste domingo, será transferido para 2 de agosto. Os ingressos adquiridos seguem válidos para a nova data nos mesmos horários 14h30min e 17h30min.
Já o Agulha, bar do Quarto Distrito, cancelou o show com o britânico Mad Professor, mas a justificativa foi por problemas logísticos. "Muitos países iniciaram medidas extremas de segurança e a Inglaterra está para cancelar voos de saída e entrada do país, o que poderia deixar o artista em risco de não conseguir voltar", justificou o Agulha, pelas redes sociais.
A programação da sala de cinema da Cinemateca Capitólio foi suspensa por tempo indeterminado a partir deste sábado. Grandes redes de cinema, como GNC, Cinemark e Cineflix seguem funcionando sem alterações de horário.
A Semana de Porto Alegre, prevista para ocorrer entre 19 e 30 de março, também está suspensa. Entre as atrações, estavam um show com Arnaldo Antunes e um debate com a atriz Bárbara Paz, além de dezenas de oficinas, saraus, exposições e outras atividades.
Na segunda-feira, estão marcadas reuniões da Prefeitura com lideranças de entidades empresariais e setoriais. A expectativa é que novos cancelamentos sejam formalizados após esses encontros.
Outras capitais estão seguindo orientações semelhantes. Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura determinou na sexta-feira o cancelamento de todos os eventos com grande público na cidade. Em Curitiba, a orientação é a mesma.
As grandes redes de cinema, no entanto, não estão acatando o pedido das prefeituras. Em comunicado, a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas afirmou que "as empresas exibidoras brasileiras estão acompanhando atentamente todos os comunicados do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde relativos à Covid-19 ou Coronavírus". O texto também ressaltou que "no momento, não há orientação do Ministério da Saúde para alterações e restrições no funcionamento das salas e as sessões estão confirmadas".