A atriz Regina Duarte foi convidada pelo governo para assumir a Secretaria Especial da Cultura. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e, minutos depois, confirmada pelo jornal O Globo.
De acordo com O Globo, o convite foi feito na tarde desta sexta-feira (17) e por telefone, em uma ligação do próprio presidente Jair Bolsonaro. Aliados do governo disseram à publicação que a atriz ficou de responder nos próximos dias. Desta forma, o secretário adjunto, José Paulo Martins, assumirá a pasta interinamente.
Regina é uma das mais famosas apoiadoras do governo Bolsonaro. Em novembro, ela elogiou a medida do presidente que transferiu a Secretaria da Cultura do Ministério da Cidadania para o o Turismo.
— Não faço ideia do que levou o presidente a fazer isso — disse Duarte na época. — Mas com certeza ele está querendo atuar pelo bem do Brasil, da cultura brasileira, da classe artística. E, talvez, ele ache que a cultura vai ficar melhor no lugar para onde (a pasta) ele está mandando.
Regina Duarte já tinha sido chamada para o posto pelo presidente. Na época, ela recusou o convite.
O cargo de secretário da Cultura ficou vago após a demissão de Roberto Alvim, nesta sexta-feira. A exoneração ocorreu após Alvim parafrasear um discurso de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista.