Foi realizada neste domingo (5), em Beverly Hills, na Califórnia, a 77ª edição do Globo de Ouro, premiação promovida pela associação de correspondentes estrangeiros em Hollywood, que destaca os melhores do cinema e da televisão no último ano. Considerado um dos favoritos ao Oscar 2020 pela crítica internacional, 1917, produção sobre a Primeira Guerra Mundial, levou o prêmio principal ao faturar a estatueta de melhor filme de drama e também melhor direção, com Sam Mendes. Já na categoria comédia ou musical, o premiado foi Era Uma Vez em... Hollywood, que também conquistou as categorias de melhor roteiro e ator coadjuvante em filme.
Nos prêmios individuais, Renée Zellweger recebeu a estatueta de melhor atriz em filme de drama por Judy - Muito Além do Arco-Íris. Um dos favoritos da noite, Joaquin Phoenix levou o prêmio de melhor ator em filme de drama por Coringa. Concorriam na mesma categoria Christian Bale, Antonio Banderas, Adam Driver e Jonathan Pryce.
Na categoria comédia ou musical, Awkwafina foi escolhida melhor atriz por The Farewell e Taron Egerton melhor ator por Rocketman. No total, 25 categorias foram premiadas: 14 para cinema e 11 para produções de TV.
Na categoria melhor roteiro de filme o vencedor foi Quentin Tarantino, por Era uma Vez em... Hollywood. Sam Mendes levou o prêmio de melhor direção por 1917. Ele enfrentou como concorrentes Tarantino, Martin Scorsese, Bong Joon-ho e Todd Phillips.
Coringa, produção do tradicional estúdio Warner, um dos filmes mais comentados e polêmicos do ano, indicado em quatro categorias, levou duas delas: melhor trilha sonora e melhor ator de drama. Melhor filme de comédia ou musical, Era uma Vez em... Hollywood, levou três estatuetas das cinco indicações.
Considerada um dos principais produções cinematográficas do ano, Parasita levou a primeira premiação de filmes da noite, na categoria que destacou as obras em língua estrangeira.
— Nós falamos uma única língua: o cinema — afirmou o diretor sul-coreano Bong Joon Ho, com auxiílio de uma tradutora, logo após receber a estatueta.
A Netflix, conquistou apenas um prêmio: o de melhor atriz coadjuvante, dado para Laura Dern pela atuação em História de um Casamento. Em 2019, o grande trunfo da Netflix foi Roma, que levou o Globo de Ouro na disputa de melhor direção, para o mexicano Alfonso Cuarón, e filme estrangeiro.
Na TV, séries que foram consagradas na cerimônia do Emmy Awards, em setembro do ano passado, também foram premiadas no Globo de Ouro, como Fleabag e Chernobyl.
Confira os vencedores:
CINEMA
Melhor Filme de Drama - 1917
Melhor Filme Musical ou Comédia - Era Uma Vez em... Hollywood
Melhor Atriz em Filme de Drama - Renée Zellweger (Judy - Muito Além do Arco-Íris)
Melhor Ator em Filme de Drama - Joaquin Phoenix (Coringa)
Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia - Awkwafina (The Farewell)
Melhor Ator em Filme Musical ou Comédia - Taron Egerton (Rocketman)
Melhor Atriz Coadjuvante em Filmes - Laura Dern (História de um Casamento)
Melhor Ator Coadjuvante em Filmes - Brad Pitt (Era uma Vez em... Hollywood)
Melhor Direção em filmes - Sam Mendes (1917)
Melhor Roteiro em filmes - Quentin Tarantino (Era uma Vez em... Hollywood)
Melhor Animação - Link Perdido
Melhor Filme em Língua Estrangeira - Parasita
Melhor Trilha Sonora Original - Hildur Guðnadóttir (Coringa)
Melhor Música para filmes - (I'm Gonna) Love Me Again - Rocketman
TELEVISÃO
Melhor Série de Drama - Succession - HBO
Melhor Série de Comédia ou Musical - Fleabag - Amazon Prime Video
Melhor Minissérie ou Filme para TV - Chernobyl - HBO
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV - Michelle Williams - Fosse/Verdon
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV - Russell Crowe - The Loudest Voice
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV - Patricia Arquette - The Act
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV - Stellan Skarsgård - Chernobyl
Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical - Phoebe Waller-Bridge (Fleabag)
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical - Ramy Youssef (Ramy)
Melhor Atriz em Série de Drama - Olivia Colman (The Crown)
Melhor Ator em Série de Drama - Brian Cox (Succession)