Estreia neste sábado (16), no Jornal do Almoço, (RBS TV, 12h), a nova edição do Desafio Farroupilha, o reality de danças tradicionalistas da RBS TV que, em sua sexta temporada, abre espaço para as crianças. Nesta temporada, o Desafio tem a solidariedade como tema. De acordo com o diretor da iniciativa, Giovani Grizotti, os finalistas terão duas tarefas: a primeira é adotar uma instituição social e criar uma dança na qual devem ser inseridos um ou mais integrantes dessa instituição. Em Santo Antônio da Patrulha, por exemplo, o CTG Patrulha do Rio Grande adotou um asilo e vai levar ao tablado um grupo de idosos.
Alimentos para quem precisa
A outra tarefa é criar pontos de coleta de alimentos, em CTGs, para a campanha do Natal. Para isso, o Rio Grande do Sul foi dividido em quatro partes, de acordo com as 30 Regiões Tradicionalistas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Cada grupo concorrente ao desafio (CTG Rancho da Amizade, de Santo Cristo, CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, CTG Rodeio de Encruzilhada, de Encruzilhada do Sul e CTG Farroupilha, de Alegrete) ficou responsável por mobilizar as entidades em cada um desses quatro quadrantes. Nas cidades onde existe Banco de Alimentos, a comida arrecadada será destinada à instituição, em uma parceria do reality e da campanha de arrecadação de alimentos Natal do Bem. Em todos os outros municípios, será distribuída às famílias carentes da própria comunidade.
O total arrecadado contará pontos na avaliação final que definirá o vencedor. A apresentação será avaliada pelos jurados César Oliveira & Rogério Melo, Thomas Machado, Luiza Barbosa e Rafaela dos Santos.
— A expectativa é fabulosa, acho que será o mais tocante de todos (os Desafios), pois está lidando com crianças e elas estão assumindo uma responsabilidade de adotar uma instituição. Tem coisas que vão acontecer que são inimagináveis. A expectativa é grande, principalmente pela demonstração que essas crianças estão dando, de harmonia, de doação, de unidade — salienta César.