Começam nesta segunda-feira (2) as obras de restauro de um dos teatros mais antigos do país, o Theatro Sete de Abril, em Pelotas, no sul do Estado. A expectativa é que as obras durem 18 meses. A Construtora Biapó Ltda, vencedora do edital de licitação, será a responsável pela execução dos trabalhos.
O prédio do teatro, tombado desde 1970 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construído em 1833 e chegou a ser o mais antigo do país em funcionamento. Desde 2010 está fechado por problemas estruturais.
A primeira etapa da obra está orçada em R$ 6.083.997,61. O recurso é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O valor do projeto completo está estimado em cerca de R$ 15 milhões. A segunda etapa se refere aos equipamentos e mobiliário (poltronas, cortina, iluminação, climatização, sistema de som etc.) e ainda precisará passar por licitação.
Nesta segunda-feira (2), serão iniciados o processo de limpeza do prédio e também a montagem do canteiro de obras. A ideia é que sejam feitas nas próximas semanas ações com a comunidade para acompanhar as fases da obra.