A Secretaria Municipal de Cultura recebe, a partir desta terça-feira (18), propostas de uso para o Auditório Araújo Vianna, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O espaço cultural era administrado pela Opus Produtora desde 2007, mas a concessão chegou ao fim nesta segunda-feira (17).
O novo edital para administração do Araújo Vianna foi aberto no final de maio, porém a assinatura com a futura empresa vencedora só ocorrerá em setembro. A ideia da prefeitura é que, nesses três meses, o espaço siga sendo utilizado para eventos culturais, shows, congressos e conferências. Por isso, foi aberto um chamamento público com datas disponíveis, que poderão ser usadas por interessados mediante o pagamento de uma locação.
— Até que se conheça o próximo permissionário do Araújo Vianna, é de extrema importância que mantenhamos o espaço em atividade. Para que isso ocorra, precisamos respeitar a lei e suas regulamentações — explicou o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.
Exigências para uso
O edital de chamamento público para as propostas foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e, entre as exigências, estão a garantia de, no mínimo, 5% dos ingressos totais para o setor Plateia Alta Lateral. Esses bilhetes deverão ser entregues à prefeitura, que irá distribuir para projetos sociais mantidos pelo município.
Além disso, os interessados em realizar eventos no Araújo Vianna deverão contratar e disponibilizar equipes de segurança privada, limpeza e bilheteria, ambulância com equipe médica, bombeiros civis, sonorização e iluminação, entre outros serviços.
Os valores de locação do espaço variam conforme o número de eventos a serem realizados. Para até duas datas, o valor é de R$ 25 mil. Acima de 10 datas, o preço cai para R$ 16 mil.
As propostas para uso do Auditório Araújo Vianna podem ser enviadas à prefeitura até o dia 31 de agosto, através do e-mail gabinete.smc@smc.prefpoa.com.br. O pedido deve ser feito com antecedência de cinco dias úteis em relação à data solicitada. Eventos com caráter político-partidário, litúrgico religioso ou sindical são proibidos.
Nova concessão inclui reabertura de teatro fechado desde 2014
A futura empresa que irá administrar o Auditório Araújo Vianna pelos próximos 10 anos também ficará responsável pela reforma, reabertura e manutenção do Teatro de Câmara Túlio Piva, no Bairro Cidade Baixa, fechado desde 2014 por problemas estruturais. O processo licitatório está em andamento e a abertura dos envelopes com os interessados será no dia 2 de julho. Já a assinatura do contrato com a nova administradora do espaço está prevista para o início de setembro.