Antunes Filho, um dos principais nomes do teatro no Brasil, morreu nesta quinta-feira (2) aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e recebeu o diagnóstisco de câncer no pulmão já em estágio avançado. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Nascido José Alves Antunes Filho, em Bela Vista, no dia 12 de dezembro de 1929, o filho de um comerciante português começou sua trajetória nos palcos ainda na adolescência. Na juventude, chegou a entrar na Faculdade de Direito da USP, mas acabou desistindo para estudar artes dramáticas.
A estreia de Antunes Filho no teatro foi com a peça Week-end, de Noel Coward, em 1953. Durante as décadas de 1950 e 1960, integrou o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e fundou o companhia Pequeno Teatro de Comédia.
Mas foi com a montagem da peça Macunaíma (1978), baseada na obra de Mário de Andrade, que ele ganhou destaque. Entre suas obras mais consagradas também estão Nova Velha Estória (1991), Trono de Sangue (1992) e Nossa Cidade (2013).
Ao longo dos seus 60 anos de carreira, também montou obras de Nelson Rodrigues e William Shakespeare. A última montagem dele no teatro foi a peça Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse, texto do francês Jean-Luc Lagarce que estreou no teatro do Sesc Consolação em setembro de 2018.
Por seu trabalho como diretor, recebeu inúmeros prêmios como o Prêmio Shell, em três ocasiões diferentes, o Prêmio Bravo! Prime de Cultura e uma medalha da Ordem do Mérito Cultural.