A prefeitura de São Leopoldo trabalha na retirada dos escombros da parte da Casa do Imigrante, no bairro Feitoria, que desabou na manhã desta terça-feira (5). Durante toda a tarde, equipes da Secretaria Municipal de Obras recolhem pedaços de telhas e material de construção que caíram sobre a calçada e parte da Avenida Feitoria, um dos principais acessos de ligação entre o bairro e o Centro. O imóvel é patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e um dos principais símbolos da imigração alemã na região. Foi nesta casa que os primeiros imigrantes foram acolhidos quando chegaram de Hamburgo, na Alemanha, em 1824.



De acordo com o secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, será necessário buscar recursos para a reconstrução.
— Tínhamos um projeto pronto para a restauração, aprovado pelo Ministério da Cultura em 2017, mas não conseguimos captar recursos. Agora, teremos que fazer um novo projeto — detalha, ao frisar que a recuperação depende de esforços conjuntos entre prefeitura, iniciativa privada e governos estadual e federal.


