SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ela foi uma das pioneiras da nouvelle vague e uma das poucas mulheres na cena do cinema francês da década de 1960. A cineasta Agnès Varda, que morreu de câncer na madrugada desta quinta, aos 90, foi um dos maiores nomes do cinema do século 20.
Nascida Arlette Varda em 30 de maio de 1928 em Ixelles, na Bélgica, a artista será lembrada também pela irreverência. Há poucos anos, quando a Academia de Hollywood pensou em dar um Oscar honorário a Agnès Varda, a reação veio rápida: "Eu não preciso de prêmio, eu preciso de dinheiro para filmar".
Já tinha mais de 80 anos a cineasta quando isso aconteceu. Mas o estilo abusado, descontraído e cheio de humor era o mesmo dos anos 1950, quando -jactava-se em seu "Visages Villages" (2017)- foi uma das raras pessoas a fazer Jean-Luc Godard tirar os óculos escuros para mostrar-lhe como eram de fato os seus olhos.
A alegria e a impetuosidade já estão presentes em "La Pointe Courte" (1954), filme que dirigiu em 1954 sem nunca ter feito escola de cinema, baseada apenas em seus estudos de arte e fotografia (sem contar literatura e psicologia, em que foi formada pela Sorbonne). Dali resulta a ficção colada sobre a vida de uma vila de pescadores, filme com pouquíssima produção, tendo um também iniciante Philippe Noiret num dos principais papéis.
Esse filme a tornaria uma precursora da nouvelle vague, que integraria como parte da chamada "turma da Rive Gauche", de que faziam parte, entre outros, Chris Marker, Alain Resnais, Jacques Demy. Era um grupo mais engajado politicamente do que o núcleo central do movimento, saído da revista "Cahiers du Cinéma", porém ambos coincidiam na distância que tomavam em relação ao cinema francês "de qualidade".
Se "La Pointe-Courte" passou despercebido, o mesmo não aconteceu com "Cléo das 5 às 7" (1962). Embalado pelo prestígio do movimento, o filme competiu no Festival de Cannes e foi um sucesso internacional -mesmo tendo perdido a Palma de Ouro para o brasileiro "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte .
Num momento em que era raro, muito raro, uma mulher tomar da câmera, "Cléo" foi também um filme de afirmação das mulheres como diretoras de cinema.
Vem desse momento seu casamento com Jacques Demy -o diretor de "Os Guarda-Chuvas do Amor", "Pele de Asno" e tantos outros, de quem seria companheira até sua morte prematura, em 1990.
Desde então, a carreira de Varda passou por altos e baixos. Aliás, depois de uma década de pouca repercussão (entre outras morou um tempo nos Estados Unidos com Demy, contratado para dirigir a coprodução "O Segredo Íntimo de Lola" (1969). Envolveu-se no cinema político, transitou para o feminismo até que seu "Uma Canta, Outra Não" (1977) pode ser considerado francamente engajado na defesa dos direitos da mulher (inclusive ao aborto).
Talvez seu último sucesso entre os filmes de ficção tenha sido o marcante "Os Renegados" (1985), tradução meio inadequada para um filme que trata, basicamente, da errância de uma jovem sem compromisso, em busca talvez de si mesma, que vive nas estradas do sul da França (com uma Sandrine Bonnaire, diga-se, magnífica).
Dito isso, Varda nunca se apertou na dúvida entre ficção e documentário: praticou os dois sem distinção, desde os tempos da política (filmes sobre Cuba, sobre os Panteras Negras et cetera) até os mais recentes, em que ora evoca o universo de Jacques Demy, ora se junta aos catadores de objetos ("Os Catadores e Eu", de 2000).
Vendo-se cada vez mais como uma catadora de imagens, fixando momentos, profissões, ruas, no conturbado mundo do século 21, Varda se tornou uma das grandes cultoras do filme-ensaio, de que o exemplo mais evidente será o belo "Visages, Villages" (2017), feito em parceria com o artista JR.
No último mês de fevereiro, lançou no Festival de Berlim o filme "Varda par Agnès", que permite compreender o percurso da diretora e fotógrafa.
Inadvertidamente, Varda passou de uma quase intrusa no universo masculino da direção cinematográfica a pioneira da retomada do cinema como arte também feminina (a exemplo do início do século passado, aliás) e daí a autora de uma obra tão grandiosa em importância quanto desprovida de afetação e atravessada pela inteligência e pelo humor.