Mais do que o peso das atrações dos palcos Mundo e Sunset, o Rock in Rio coloca suas fichas definitivamente no conceito parque de diversões. A nova Cidade do Rock, no mesmo bairro de Jacarepaguá, tem o dobro do tamanho da anterior. A redistribuição dos brinquedos pelo espaço, trazendo a roda gigante para uma área mais central, e a estreia da área dos games ampliaram as dimensões do que já parecia grande e criaram uma sensação de "Disneylândia pop-rock". Em meio a tanta informação, a música precisa ser muito boa, ou ser feita por alguém de muita mobilização, para deixar de ser coadjuvante.
A primeira tensão, o cancelamento do show de Lady Gaga por causa de uma fibromialgia, obrigou a produção a fazer algo inédito em festivais no Brasil. Puxou o headliner de sábado (16) para sexta (15) com Maroon 5. Fãs do grupo amaram, já os de Gaga se deprimiram.
Ivete Sangalo transformou a Cidade do Rock em uma grande micareta do amor no início da noite. Primeira atração do Mundo, começou o show com quatro músicas poderosas: O Farol, Festa, Sorte Grande e Abalou.
— Quero fazer uma homenagem a alguém muito especial e que já tocou no Rock in Rio. Viva o grande Cazuza — disse, antes de uma performance dançante de Pro Dia Nascer Feliz.
Barulho já se ouvia desde a tarde, quando o relógio passava das 17h e uma multidão se reunia na frente de um palco que não era nenhum dos mais procurados — os oficiais são o Sunset e o Mundo. Tudo ocorreu na Arena Itaú, no cantinho da Cidade do Rock.
Leia mais
Pabllo Vittar cantaria com Lady Gaga no Rock in Rio, diz site
Confira onde assistir aos shows do Rock in Rio sem sair de casa
Gisele Bündchen no palco do Rock in Rio pela Amazônia
Ali, diante de uma massa que não havia ainda sido vista no Rock in Rio 2017, essa figura de cabelos longos, platinados e lisos surgiu. Pabllo Vittar é um furacão, é a ebulição do pop nacional que vive a sua melhor fase, puxado pelo sucesso estrondoso de Anitta. A carioca, aliás, foi pedida pelo público do Rock in Rio depois da desistência de Lady Gaga.
Um momento involuntariamente politizado aconteceu na apresentação de Fernanda Abreu, que se apresentou com o Dream Team do Passinho e o Grupo Focus. Quando falava sobre aquecimento global e consciência ambiental, irromperam da plateia gritos de "fora Temer".
— É, vamos tomar conta de nossas florestas — foi sua resposta.
E, então, houve anticlímax, infelizmente. Fernanda Abreu fazia tudo certo, com funk, requebrado e suingue, até que o Palco Mundo abriu suas atividades cortando sua Rio 40 Graus, seu hit mais atemporal. Era para ser o ápice, mas se tornou uma correria para ver Gisele Bündchen anunciar um novo programa social do Rock in Rio.
— Vamos dar as mãos para quem está do lado e imaginar que o mundo vai melhorar — disse a modelo, que chorou na sequência.
Depois disso, Ivete Sangalo cantou uma versão de Imagine, de John Lennon. Cantora e Gisele ficaram de mãos dadas e deixaram o Palco Mundo para a queima de fogos que marca o início das atrações principais do festival.
Neste primeiro dia, também se apresentaram 5 Seconds of Summer, Pet Shop Boys e Céu e Boogarins.
Veja mais galerias de fotos de ZH
Explosão no metrô de Londres deixa feridos
Grêmio comemora 114 anos com jantar comemorativo