É no universo infantil onde encontramos nossas principais referências, A infância é lugar das respostas de muitas questões da vida adulta. De lá vem os medos, alguns sonhos, ídolos e nossos super-heróis. Aliás, dá para dizer que nossos pais são os primeiros super-humanos que conhecemos (aproveitando o texto para homenagear os pais, nossos heróis, na data que se aproxima).
No caso do artista Felipe Constant seu pai e seus heróis de certa maneira se confundem. É no universo do Ubirajara Raffo Constant, o "Biratucho", onde surgiram os "supergaúchos" que hoje ganham as telas na série Lúdicos, retratando figuras com palas ao invés da capas e lenços na cara para preservar as identidades, bem ao estilo dos heróis dos gibis.
Interessante perceber que na pintura é onde muitas vezes encontramos esse personagem liberto. E assim é essa obra!
Eu até já tinha falado sobre ele aqui, mas achei que o momento merecia a repetição. No próximo dia 23 de agosto ele faz sua primeira exposição física, no Elleven Diner Room. Física sim, porque virtual a gente tem todos os dias no seu instagram @constantfelipe, onde dá até para acompanhar o processo de criação.
Lúdicos traz figuras inspiradas nesse imaginário que o Felipe construiu no decorrer da convivência com seu pai, com os amigos, com sua cidade e tudo que o acompanhou para a Capital e para o mundo. Tomam as telas cheias de cor, mesclando trajes, caras, descendências, mate, animais e por aí vai. A obra tem em alguns momentos, dito pelo próprio pintor, inspiração em Juan Manuel Blañes e suas poses desprovidas de altivez e bravura. Já é um olhar diferente para esse entendimento dos homens da Pampa, não é mesmo?!
A exposição conta ainda com uma trilha musical composta pelo conterrâneo Duca Duarte, com características bem infantis, dando a cara de brincadeira que as telas trazem a tona.
Aliás, lúdico, em seu significado aponta para diversão, brincar, aprendizagem, divertimento e até para persuasão. Interessante compreender que assim foi que o Felipe expressou o universo que vive e herdou do pai: entendendo que em si próprio ganhava novo significado e um aspecto fundamental, a liberdade num gaúcho moderno, contemporâneo, criativo, desprovido de amarras; livre como a arte deve ser!