Encerrando a mostra competitiva de longas brasileiros do 45º Festival de Cinema de Gramado, o filme Vergel foi exibido na última sexta-feira (25), no Palácio dos Festivais. Neste sábado à noite, serão anunciados os vencedores do evento.
Dirigido pela argentina Kris Niklison, Vergel tem como protagonista Camila Morgado. Na trama, a atriz vive uma mulher que encara um repentino e traumático processo de luto. Trâmites funerários, calor e uma vizinha que vem regar suas plantas criam um ambiente de confusão emocional que embaça a percepção de realidade e delírio.
Leia mais
Dira Paes recebe homenagem em Gramado
Cineastas escrevem carta repudiando fim da Lei do Audiovisual
No tapete vermelho, Kris comentou que o processo para rodar o filme foi muito comprido e que a atriz Camila Morgado se encaixou perfeitamente no papel.
– Uma vez que o filme estava desenhado, foram anos para juntar o dinheiro. Quando conseguimos, pensamos em encontrar a atriz perfeita para isso. E tive a honra de poder conhecer grandes atrizes deste país e tive a honra de chegar à Camila, que era a atriz perfeita para Vergel. Ela é inteligente e sensível e se entregou inteiramente a esse roteiro que demanda muito das duas atrizes, dela e de Maricel Álvarez, que é a coprotagonista argentina – disse a cineasta.
Este ano no Festival de Cinema de Gramado, filmes que apresentam a transformações e libertação de mulheres foram exibidos na mostra competitiva – Como Nossos Pais, As Duas Irenes e Pela Janela. Segundo Kris, Vergel é inteiramente feminino.
– Eu sou mulher e quero o universo para a mulher. Mas a minha experiência, eu tenho uma mãe muito forte e sempre fiz o que quis. Nenhum homem jamais me parou. Então, acho importante que esses filmes existam para as mulheres que não tiveram essa oportunidade que eu tive. Meu trabalho é feminino, escrito de mulheres para mulheres, fotografia de mulher, assistente de direção mulher, todas mulheres. Mas nós não fizemos o filme com atitude feminista, mas sim tranquilas, pois tínhamos essa força para fazê-lo – apontou a diretora.