Ainda com valor indefinido, o Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) teve aumento de 32% no número de projetos inscritos neste ano em relação a 2016. São 184 iniciativas protocoladas em 2017 contra 139 na edição anterior.
Na terça-feira (1º), último dia para inscrições, foram 118 projetos protocolados na Secretaria da Cultura de Caxias. Outros 66 foram apresentados entre 3 de julho e a última segunda-feira. Com 68 projetos, Música foi a área com maior procura. Em seguida, estão Literatura, com 43 iniciativas, e Cinema e Vídeo, com 23. Outras áreas contempladas são Artes Visuais, Folclore/Artesanato e Teatro. O teto de cada projeto é de R$ 35 mil.
Agora, o Comitê Assessor fará a análise técnica para verificar se a documentação completa foi entregue. Essa etapa dura cerca de 30 dias. A fase seguinte é a análise de mérito, pela Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização. Em seguida, ocorre a seleção dos projetos.
A diretora do Departamento de Fomento à Cultura, Clarissa Rossi, diz que ainda não é possível saber quando serão definidos os selecionados porque isso depende do andamento das etapas anteriores. O valor que será destinado ao Financiarte segue indefinido. Conforme a Secretaria da Cultura, o investimento está atrelado à arrecadação do município.