Palestrante dos mais solicitados no Brasil, o gaúcho Leandro Karnal voltou a Porto Alegre na última quinta-feira para abrir a programação da série de eventos Provocações Contemporâneas. Em sua palestra, o historiador falou sobre como as escolhas se refletem em satisfações ou frustrações na vida de cada um – e como momentos de turbulência social, como o que o Brasil passa, podem prejudicar o planejamento de vida ou servir como oportunidade.
Leia mais:
Se Nada Der Certo expõe mitos sobre sucesso profissional no Brasil
Escola de Novo Hamburgo promove evento Se Nada Der Certo e gera críticas nas redes sociais
David Coimbra: Se Nada Der Certo
Antes de subir ao palco do Teatro do Sesi, Karnal conversou com ZH em seu camarim e falou sobre a principal polêmica da semana no Estado: o evento Se Nada Der Certo, em que alunos se fantasiam, entre outras coisas, de profissões que seriam opção caso não sejam aprovados no vestibular: atendentes de lojas e supermercados, empregadas domésticas, pizzaiolos, churrasqueiros e motoboys foram os exemplos que mais chamaram a atenção.
– É bom para a escola discutir, por exemplo, o contraditório. Vamos nos fantasiar de coisas fracassadas? Que tal de presidente do Senado? Que tal de presidente do Congresso preso? Que tal de empreiteiro milionário na cadeia limpando vaso sanitário? – provoca o historiador, que vê na polêmica uma oportunidade de debater um assunto até então mantido às sombras: – A escola é o espaço da dialética, de debater. O debate que não aconteceu no pátio da escola, infelizmente, aconteceu na internet.